Cachorro fica preso em grade ao tentar fugir do barulho de fogos de artifício

Animal foi encaminhado a veterinário, mas não resistiu aos ferimentos. Por lei, os fogos de artifício sonoros são proibidos em Laguna para evitar esse tipo de situação. Em março, um decreto fixou multa em 250 UFRM (no valor atual, R$ 1.035).
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Apesar da proibição legal do uso de fogos de artifício com ruídos sonoros em Laguna, ainda há registros da utilização destes artefatos. Na manhã deste domingo, 5, um cachorro se assustou com o som do item pirotécnico e ao fugir do barulho tentou pular um portão de ferro e ficou preso na grade.

O caso aconteceu na estrada geral do bairro Bentos, na região Norte do município, pouco depois das 9h30, e o Corpo de Bombeiros (CBM) foi chamado para atender à ocorrência.

De acordo com a corporação, o animal estava com pelo menos três pontas de ferro transfixadas ao longo do seu abdome. A grade foi cortada e o cachorro, da raça labrador, removido e encaminhado para um veterinário para cuidados especializados. O cão, no entanto, não resistiu aos ferimentos cortantes e morreu ao longo da tarde.

Por lei, desde o começo do ano, o uso dos fogos de artifício com ruídos é proibido em Laguna e teve como uma de suas justificativas evitar situações como essa. Em março, um decreto regulamentou a legislação – aprovada no final de 2020, pelos vereadores – e fixou multa em 250 UFRM (no valor atual, R$ 1.035), além de delegar responsabilidade de fiscalização à Guarda Municipal (GML) e Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama). Apenas fogos com baixo teor sonoro podem ser usados.


Atualizado às 20h.