O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), do 28º Batalhão de Policia Militar (BPM), atendeu ao longo deste ano alunos dos municípios de Laguna e Pescaria Brava. O encerramento do ano letivo foi marcado pela formatura de aproximadamente 280 estudantes dos quintos anos das escolas das redes pública e privada.
No modelo tradicional, todos os alunos atendidos pelo programa se reuniam com pais, professores, diretores e autoridades. Entretanto, com os protocolos da pandemia, esse encontro não pode ser realizado, sendo adaptado aos ambientes escolares.
Foram abordadas com as crianças dez lições sobre temas como: bullying, drogas, risco e consequências, pressão dos colegas, lidando com situações de tensão, entre outros.

Segundo o 3º sargento Rodrigo Martinho, um dos instrutores do programa, “mesmo com todas as limitações, conseguimos alcançar muitas crianças, ajudando a escolher um futuro melhor, saudável, seguro e responsável”.
O comandante do 28ºBPM, tenente-coronel Rogério Piovesano Bartolamei, destacou o empenho dos instrutores, diretores, professores e pais, que mesmo com as dificuldades construíram um diálogo permanente junto a instituição.
E concluiu falando sobre as novidades para o programa no próximo ano. “O batalhão irá receber, por meio de recurso da Diretoria de Apoio Logístico e Finanças (DALF), um automóvel que ficará exclusivo para o Proerd, colaborando para que possamos capacitar um maior número de estudantes nos municípios de Laguna e Pescaria Brava”.