Adultos com 18 anos ou mais, vacinados com Janssen, podem receber dose de reforço

O imunizante era de dose única, mas por recomendação do Ministério da Saúde (MS) a vacina passa a ter uma dose de reforço.
Divulgação/Johnson & Johnson

A prefeitura de Laguna anunciou que, a partir desta segunda-feira, 20, os adultos com 18 anos ou mais, imunizados com a vacina fabricada pela Janssen, já podem fazer a aplicação do reforço.

O imunizante era de dose única, mas por recomendação do Ministério da Saúde (MS) a vacina passa a ter uma dose de reforço e depois de seis meses da aplicação complementar, uma terceira dose deve ser feita com vacina de laboratório diferente.

Reforço para imunossuprimidos

Também nesta segunda, o MS anunciou que haverá uma quarta dose da vacina contra o novo coronavírus para pessoas com baixa imunidade (imunossuprimidas). A aplicação vai ser feita a partir de quatro meses após a segunda ou terceira aplicação. Para gestantes, após cinco meses da segunda dose.

A vacina a ser utilizada para a dose de reforço deverá ser, preferencialmente da Pfizer ou de maneira alternativa, Janssen ou AstraZeneca.

São considerados imunossuprimidos: pessoas com imunodeficiência primária grave; quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/AIDS; uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune; auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias; pacientes em hemodiálise; e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônica.

Vacinação no final de ano em Laguna

Dos dias 20 a 23 de dezembro, as unidades do Progresso, Mar Grosso, Cabeçuda e Passagem da Barra vão atender das 8h às 11h e das 13h às 16h, para vacinação contra o novo coronavírus. Nas mesmas datas, mas das 8h às 11h, será em Ribeirão.

Já entre os dias 27 e 30 de dezembro, a vacinação será no Mar Grosso (7h30 às 12h30) e nas unidades de Cabeçuda e Campo de Fora, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

No dia 29 de dezembro, as unidades de Caputera (8h às 11h e das 13h às 15h), Ribeirão (das 8h30 às 11h) e Passagem da Barra (8h às 11h e das 13h às 16h) também estarão abertas.

As vacinas de rotina vão acontecer, entre 23 e 27 de dezembro, apenas nas unidades de saúde do Campo de Fora e Portinho. Dos dias 27 a 30, a vacinação de rotina será só no Magalhães.