#SóAcho: Uns entram de gaiato e outros ficam atrás da moita

Um resumo dos principais fatos da semana, na visão e nas lentes de Elvis Palma.
Divulgação

NA CIDADE DE LAGUNA o salário que pagávamos para alguns cada vez fica mais evidente que está fazendo falta no bolso. O chororô é ainda grande em alguns grupos de conversas e tudo é razão para postagens incendiárias que logo são contidas. O negócio é inflamar e alguns claro, acabam assumindo de gaiato o tom da conversa, enquanto alguns mais espertos se colocam atrás da moita. Essa é a minha opinião.

NOVEMBRO AZUL: Desde 2008 o mês de novembro é marcado por um maior movimento em prol da saúde do homem no país. O Novembro Azul foi criado com o objetivo de desenvolver ações que estimulem a população masculina a dedicar mais atenção à saúde e se conscientizar da importância da prevenção de doenças, com foco no câncer de próstata. Estima-se que entre 2020 e 2022 surjam 35.050 novos casos de câncer a cada ano, por isso a prevenção, o diagnóstico e o tratamento precoce é fundamental.

GRATIDÃO aos quase 16 mil leitores que passaram pela minha coluna somente no mês de outubro. #SóAcho desde março de 2019, toda sexta-feira, está disponível no Portal Agora Laguna, onde destaco alguns momentos, alguns fatos ou algum ponto que considero interessante receber um ênfase do que aconteceu durante a semana.

DADOS DO BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO mostram que no mês de outubro nosso município registrou apenas 73 casos confirmados (menor dos últimos 10 meses) do novo coronavírus e no mesmo período foi registrado apenas um óbito. Não vamos questionar a ciência, e sim acatar tudo que foi recomendado para que esse vírus diminua seus efeitos a cada dia.

CIÊNCIA SIM: Cabe reforçar que os dois últimos óbitos (150º e 151º) por complicações do novo coronavírus em Laguna foram de pessoas não vacinadas. A informação foi checada junto à Secretaria Municipal da Saúde, que confrontou os dados epidemiológicos gerados na notificação de morte por Covid-19 com os registros vacinais. No nosso hospital dos dez casos de internados, seis que tiveram Covid mais grave não tinham esquema de vacinação. O momento é de saúde coletiva e que cada um possa fazer a sua parte.

NUNCA VI TANTA PREOCUPAÇÃO em colocar o nome nas certidões de nascimento do que vem sendo feito no município. A cada fato novo surge um batalhão alegando a paternidade, afirmando de “eu que fiz isso, eu que fiz aquilo”. Agradeçam por tudo que vem sendo feito em forma de continuidade dos projetos, e se todos agissem dessa forma certamente a situação seria outra.

A CIDADE DE IMBITUBA celebra Anita Garibaldi. O vizinho município iniciou uma programação alusiva às comemorações do bicentenário da heroína dos dois mundos. Os eventos começaram na quinta-feira, 4, e se estendem até a próxima segunda, 8, com atrações culturais e homenagens, entre elas ao nosso ex-prefeito e historiador Adílcio Cadorin.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

AINDA NA CIDADE DE IMBITUBA, no dia 4 de novembro de 2019 no Mirante da Praia do Porto, foi inaugurado um monumento em homenagem à Anita Garibaldi. O monumento é chamado “Batalha Naval de Imbituba – Batismo de Fogo de Anita Garibaldi”. O espaço conta com um busto da heroína, dois canhões e uma placa que relata a batalha de fogo vivida pela catarinense ao lado de Giuseppe Garibaldi na cidade de Imbituba. no ano de 1839. As estátuas foram produzidas pelo artista Jean Cristiano Rodrigues de Palhoça.

IMAGENS FORTES chocaram muitas pessoas no momento que o veículo para e em seguida dispara contra um cachorro no bairro Perrixil. O fato registrado por câmeras de vídeo monitoramento de uma residência e estão servido para investigação policial. Infelizmente não temos uma palavra para descrever esse ato criminoso e só nos resta aguardar a identificação do autor.

ANIMAIS MORTOS: Em poucos dias, ao caminhar por nossa praia, encontrei duas toninhas sem vida, uma tartaruga com vida identificada como “tartaruga-de-pente”, espécie ameaçada de extinção e, infelizmente, outra “tartaruga-cabeçuda” em estado de decomposição. Caso encontre algum animal marinho vivo ou morto, entre em contato com o projeto pelo telefone 0800 642 3341. Aproveito para agradecer a toda a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), da Udesc / Laguna por toda atenção as minhas ligações e posterior providência.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

FURIOSA NA REGIÃO SERRANA: Em suas redes sociais o deputado Felipe Estevão postou que essa semana a “furiosa”, o gabinete móvel, irá percorrer os municípios da região serrana. “Subimos pela serra do Corvo Branco e a viagem vai terminar o roteiro em Correia Pinto”, conforme o deputado postou, procurando “levar o parlamento para junto de nossa população, ouvindo demandas e buscando soluções para nossa gente”. Entre idas e vindas da furiosa, também faz parte os encontros da caravana conservadora que segue por Santa Catarina. “Somos trabalho e resultado”, finaliza o deputado.

VACINÔMETRO: A Secretaria de Saúde atualizou os dados referente às pessoas vacinadas contra a Covid-19 no município até o dia 4 de novembro. De acordo com o levantamento, são 32.770 pessoas com a primeira dose da vacina, sendo 27.594 com as duas etapas de imunização, incluindo as vacinadas com dose única. Um total de 2.585 pessoas receberam a dose de reforço.

Os artigos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Agora Laguna.

Previous
Next

Útimas Notícias

Previous
Next

Relacionados

Previous
Next