Semana inicia com deslocamento de uma frente fria em SC

Na segunda-feira, 29, a formação de uma frente fria de fraca intensidade entre Santa Catarina e o oceano e o seu rápido deslocamento, associado ao ciclone extratropical na altura do litoral do Uruguai, favorece variação de nuvens e chance de chuva isolada, mal distribuída em todo estado.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 1,060 visualizações,  8 views today

O domingo, 28, começa com predomínio de sol em grande parte de Santa Catarina. Porém, a partir da tarde, a combinação de calor, disponibilidade de umidade e a formação de um ciclone extratropical na costa do Uruguai favorece pancadas de chuvas isoladas da porção oeste ao Litoral Sul. Não se descarta a chance de temporais bem isolados (chuva de moderada a forte intensidade pontualmente com raios e eventual queda de granizo e rajadas de ventos), principalmente no oeste catarinense.

Na segunda-feira, 29, a formação de uma frente fria de fraca intensidade entre Santa Catarina e o oceano e o seu rápido deslocamento, associado ao ciclone extratropical na altura do litoral do Uruguai, favorece variação de nuvens e chance de chuva isolada, mal distribuída em todo estado. No decorrer do dia, as condições do tempo voltam a se estabilizar por conta da entrada de um sistema de alta pressão. Ventos de nordeste no norte do estado. Nas demais áreas, por conta do ciclone, ventos de oeste/sudoeste e rajadas ocasionais de até 55 km/h.

Na terça-feira, 30, a atuação de um sistema de alta pressão deixa o dia com predomínio de sol no estado. Amanhecer com temperaturas de 9°C a 13°C na porção oeste, Planaltos, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana, 14°C a 20°C nas demais áreas. Em localidades do Planalto Sul pode ser um pouco mais baixo, perto dos 5°C. À tarde, com a maior presença do sol, as máximas chegam aos 25°C no Planalto Sul, variam de 29°C a 33°C no Vale do Itajaí, Litoral Norte, 26°C a 30°C nas demais regiões.

Na quarta-feira, 1°, um sistema de alta pressão favorece dia com predomínio de sol a poucas nuvens em SC. Na quinta, 2, este sistema favorece o transporte de umidade do oceano em direção ao continente, o que favorece o aumento das nuvens e ocasiona chuva de forma isolada dos Planaltos ao litoral.

Em Laguna

DOMINGO: mínima 20ºC e máxima 27ºC –Sol com aumento de nuvens;
SEGUNDA: mínima 18°C e máxima 26ºC –
Chuva, melhorando no decorrer do dia;
TERÇA: mínima 16ºC e máxima 27ºC –
Sol com muitas nuvens;
QUARTA:
mínima 16ºC e máxima 24ºC –
Sol com aumento de nuvens.

Veja os detalhes:

Domingo (28/11):
Tempo: sol entre algumas nuvens em boa parte do dia em SC, com pancada de chuva isolada e trovoadas a partir da tarde no Extremo Oeste e Oeste de SC. Risco de temporais a partir da tarde no Extremo Oeste e Oeste catarinense.
Temperatura: em elevação.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral Sul.
Sistema: alta pressão sobre o Sul do Brasil e avanço de uma nova frente fria.

Segunda-feira (29/11):
Tempo: muitas nuvens a encoberto, com chuva no decorrer da madrugada e manhã devido à passagem de uma frente fria. Entre a tarde e noite o tempo melhora com aberturas de sol. Risco de temporais na madrugada a manhã no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte.
Temperatura: com pouca variação devido à cobertura de nuvens.
Vento: noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: frente fria em deslocamento por SC.

Terça-feira (30/11):
Tempo: mais nuvens no início do dia. No decorrer do dia, tempo mais firme com sol e poucas nuvens devido a um sistema de alta pressão no Sul do Brasil.
Temperatura: em elevação, mais alta no Oeste.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

Quarta-feira (01/12):
Tempo: tempo mais firme com sol e aumento de nuvens e chuva isolada á noite na no Litoral.
Temperatura: em elevação, mais alta no Oeste.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

Quinta-feira (02/12):
Tempo: tempo mais firme com sol do Oeste ao Meio-Oeste e mais nebulosidade e chuva fraca isolada do Litoral ao Planalto.
Temperatura: em elevação, mais alta no Oeste.
Vento: sudeste a sul, fraco a moderado.