Região de Laguna se mantém no azul; estado tem 10 regiões moderadas, segundo mapa

É a sexta semana consecutiva que não há regiões em risco grave (laranja) ou gravíssimo (vermelho). Ao todo, são 10 localidades no azul e sete no amarelo (alto).
Divulgação

A região de Laguna (Amurel), composta por 18 cidades, continua classificada como em nível moderado (cor azul), segundo mapa de risco, divulgado neste sábado, 13, pelo governo do Estado. É a sexta semana consecutiva que não há regiões em risco grave (laranja) ou gravíssimo (vermelho). Ao todo, são 10 localidades no azul e sete no amarelo (alto).

Segundo o Estado, teve melhora nos indicadores das regiões Extremo Oeste, Foz do Rio Itajaí e Serra Catarinense, observados a partir da redução na taxa de detecção de casos novos, hospitalizações e óbitos, aliado ao aumento na cobertura vacinal, que resultaram numa melhora das dimensões transmissibilidade, monitoramento e gravidade. Com isso, estas regiões que na semana anterior estavam classificadas como nível alto (amarelo), passaram a ser classificadas como nível moderado (azul), se juntando as regiões do Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Carbonífera, Laguna, Meio Oeste e Planalto Norte, que mantiveram a classificação no nível moderado.

Por outro lado, houve uma piora nos indicadores das regiões Extremo Sul, Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí, Oeste e Vale do Itapocu, observados a partir do aumento na taxa de detecção de casos novos e hospitalizações, resultaram numa leve piora das dimensões transmissibilidade, monitoramento e capacidade de atenção. Com isso, estas regiões que na semana anterior estavam classificadas como nível moderado (azul), passaram a ser classificadas como nível alto (amarelo), juntamente com as regiões Nordeste e Xanxerê, que permaneceram no nível alto.