Obra de construção do Creas do Progresso tem licitação de conclusão lançada

O Creas foi uma obra iniciada pelo governo estadual em 2018,  em uma área desmembrada do antigo Centro Social Urbano, demolido no começo de 2020. Os furtos constantes no local, porém, foram atrasando o cronograma de entrega do prédio.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Alvo constante de furtos, depredação e até princípio de incêndio, o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) do bairro Progresso será concluído. A prefeitura lançou, nesta sexta-feira, 12, o processo licitatório para contratar uma empresa para fazer as obras necessárias para a efetiva instalação do órgão para aquela região da cidade.

No começo da semana, um alvará de autorização para a reforma foi fornecido e a licitação pôde entrar no processo de finalização para ser lançada. De acordo com o secretário de Assistência Social, Enivaldo Torres, concluir a obra era uma das metas principais por ele traçada ao assumir a função em janeiro deste ano. “Foi uma batalha, era um compromisso e uma meta para o ano de 2021”, disse ao Portal.

O Creas foi uma obra iniciada pelo governo estadual em 2018,  em uma área desmembrada do antigo Centro Social Urbano, demolido no começo de 2020. Os furtos constantes no local, porém, foram atrasando o cronograma de entrega do prédio. A empresa construtora abriu mão da obra e teve o contrato com o governo estadual rescindido.

Um levantamento do Portal, feito de abril de 2018 a junho do último ano, mostra que a coletânea de objetos furtados era considerável: portas de madeira, tanque de lavar roupa, fios de energia, barra de cobre do ar-condicionado e os próprios equipamentos de refrigeração, fechadura de porta, vasos sanitários. Em 2019, os funcionários da construtora não ficaram imunes e tiveram ferramentas levadas em um caso de furto. Ao todo, ocupa uma área de 631 metros quadrados e já custou mais de R$ 414 mil aos cofres públicos. Há cerca de uma semana, um princípio de incêndio foi registrado.

Estimativa do governo estadual fornecida à reportagem em 2019 apontou que a obra está 92% concluída. Diante da não conclusão da construção, em 2020, a prefeitura municipal apresentou proposta para assumir a responsabilidade pelo término dos trabalhos. Na época, como explicou o ex-secretário de Assistência Social, André da Rosa, a cooperação ocorreu assim: o Estado repassou à prefeitura um veículo para uso pela Assistência Social, e o município, em contrapartida, se comprometeu a terminar a obra.

O edital prevê que a tomada de preços vai acontecer em 1º de dezembro, às 14h, na sede do município. Ao longo do dia, os documentos estarão disponíveis para consulta.

Notícias relacionadas

Previous
Next