Previous
Next

Novembro azul: municípios anunciam programação de incentivo à prevenção do câncer de próstata

Com horário especial nos postos de saúde das 17h às 21h, Laguna, anunciou a oferta de atendimento especializado para homens, encaminhamento para consultas, mutirões de exames, além de palestras sobre prevenção ao câncer e saúde do homem.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Novembro assinala o mês em que se lembra a conscientização sobre a prevenção ao câncer de próstata, segundo tipo de tumor que mais causa mortes de homens em Santa Catarina.

Com horário especial nos postos de saúde das 17h às 21h, Laguna, anunciou a oferta de atendimento especializado para homens, encaminhamento para consultas, mutirões de exames, além de palestras sobre prevenção ao câncer e saúde do homem. A programação inclui exames de antropometria: peso e altura; consulta médica; coleta para teste rápido de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); atualização de esquema vacinal; Atendimento odontológico; acolhimento com as agentes comunitárias de Saúde.

Já na cidade de Pescaria Brava, a prefeitura adotou atividades semelhantes como consultas médicas para exame de PSA (rastreamento do câncer de próstata); testes rápidos e outros; e atendimentos odontológicos nos locais com equipe de saúde bucal. Além disso, as unidades de saúde terão horário especial, das 17h às 21h, para atendimento exclusivo ao público masculino.

O câncer de próstata, em fase inicial, pode não apresentar sinais. Quando os sintomas começam a aparecer, eles se assemelham aos que surgem quando há crescimento benigno da próstata (hiperplasia prostática benigna). São eles: dificuldade de urinar, urgência miccional, jato urinário fraco, dor ao urinar, entre outros. Já os casos mais avançados podem causar dores ósseas, infecção generalizada e insuficiência renal.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que o risco de desenvolver câncer de próstata aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com a doença, nove têm mais de 55 anos. Outros fatores também podem contribuir: histórico familiar, sobrepeso e/ou obesidade.

Programação de Laguna – atendimento das 17h às 21h

Quinta-feira, 11: Esperança e Cabeçudas.

Terça-feira, 16: Mar Grosso, Caputera e Magalhães.

Quarta-feira, 17: Portinho, Barranceira e Vila Vitória.

Quinta-feira, 18: Farol.

Terça-feira, 23: Mar Grosso e Caputera.

Quarta-feira, 24: Progresso, Barranceira e Ribeirão Pequeno.

Quinta-feira, 25: Esperança e Cabeçuda.

Programação de Pescaria Brava – atendimento das 17h às 21h

Terça-feira, 16: Santiago

Quarta-feira, 17: Barreiros

Quinta-feira, 18: Sertão da Estiva

Segunda-feira, 21: Laranjeiras