A partir desta segunda-feira, 8, quem emitir a primeira via da carteira de identidade em Santa Catarina terá como número de identificação o mesmo usado pelo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). O estado se torna pioneiro por ser o primeiro do país a fazer essa unificação de dados.
Como no Brasil, não há um número nacional de identificação é possível ter 27 números diferentes de registro (RG), ou seja, um em cada unidade federativa.
Segundo o Instituto Geral de Perícias (IGP) de Santa Catarina, responsável pelas emissões das identidades, unificar o código significa ampliar a segurança e diminuir a ocorrência de fraudes, uma vez que a tecnologia une a biometria, que é única, com um número de identificação nacional.
O trabalho de junção dos dados começou a ser estudada em 2019, quando um convênio permitiu acesso do IGP ao banco de dados da Receita Federal e vice-versa.
Em Laguna, as emissões de identidade ocorrem na unidade local do IGP, no bairro Progresso, com atendimento matutino e vespertino. Em Pescaria Brava, o posto de identificação fica em Barreiros e atende pela manhã.
Contato
O telefone para contato do posto de identificação de Laguna é 3647-7489 e em Pescaria Brava, 3646-2026. O agendamento pode ser feito na internet.