Previous
Next

Frente fria traz temporais ao estado

A chuva inicia entre o Oeste e o Litoral Sul e avança para as demais áreas entre a noite de quinta e madrugada de sexta-feira, 26. No sábado, 27, o tempo volta a ficar estável em todo o estado por influência de uma massa de ar seco.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Áreas de instabilidade associadas a passagem de uma frente fria deixam a quinta-feira, 25, com chance de pancadas de chuva, raios, rajadas de vento (acima de 60km/h) e queda de granizo especialmente nas áreas que fazem divisa com o Rio Grande do Sul, segundo alerta da Epagri/Ciram.

A chuva inicia entre o Oeste e o Litoral Sul e avança para as demais áreas entre a noite de quinta e madrugada de sexta-feira, 26, quando os temporais avançam para o centro-leste catarinense. Durante o dia, as instabilidades diminuem em todas as áreas. Entretanto, o tempo se mantém nublado e com chance de chuva por influência da frente fria e do ciclone extratropical próximo a costa. A partir da tarde de sexta, o vento muda para sudoeste/sul com rajadas fortes que podem passar dos 60 km/h.

No sábado, 27, o tempo volta a ficar estável em todo o estado por influência de uma massa de ar seco. Entre o Meio-Oeste e o Litoral Sul, há maior presença de nuvens, principalmente entre a madrugada e a manhã. No amanhecer, as temperaturas variam entre 13 e 15°C do Oeste aos Planaltos e entre 16°C e 19°C nas demais regiões. Durante a tarde, as temperaturas chegam aos 30°C em algumas cidades do litoral.

A partir da tarde de domingo, 28, a passagem de uma nova frente fria volta a provocar chuva no estado com possibilidade de temporais, principalmente no oeste. No decorrer da segunda-feira, 29, a entrada de um sistema de alta pressão estabiliza as condições de tempo.

Em Laguna

QUINTA: mínima 16ºC e máxima 31ºC –Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite;
SEXTA: mínima 17°C e máxima 26ºC –
Chuva, melhorando à noite;
SÁBADO: mínima 14ºC e máxima 23ºC –
Sol com chuva no início do dia;
DOMINGO:
mínima 14ºC e máxima 26ºC –
Sol com algumas nuvens.

Veja os detalhes:

Quinta-feira (25/11):
Tempo: sol com aumento de nebulosidade e pancadas de chuva com raios entre a tarde e a noite no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Há risco de temporal isolado.  No Vale do Itajaí, Planalto Norte, Litoral Norte e Grande Florianópolis, a chuva ocorre à noite.
Temperatura: mais elevada.
Vento: nordeste e noroeste, fraco a moderado com rajadas associadas às trovoadas.
Sistema: alta pressão com centro sobre o oceano, e avanço de uma nova frente fria ao Sul do Brasil.

Sexta-feira (26/11):
Tempo: encoberto com chuva no período da madrugada e manhã, melhorando no decorrer do dia com aberturas de sol a partir da divisa com o RS no Oeste do estado.
Temperatura: em elevação e com diminuição mais acentuada à noite.
Vento: noroeste passando a sudoeste/sul, fraco a moderado com rajadas no Litoral.
Sistema: frente fria ao Sul do Brasil com ciclone extratropical associado sobre o oceano na altura do Litoral do Uruguai.

Sábado (27/11):
Tempo: mais nuvens com chuva isolada no início do dia no Meio-Oeste,  Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. Nas demais regiões, mais nebulosidade nas primeiras horas do dia com sol no decorrer do período.
Temperatura: em elevação.
Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado.

Domingo (28/11):
Tempo: mais estável com sol entre nuvens no decorrer do período no vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto Norte e Litoral Norte catarinenses. Nas demais regiões
Temperatura: em elevação.
Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado.

Segunda-feira (29/11):
Tempo: encoberto com chuva no período da madrugada e manhã, melhorando no decorrer do dia com aberturas de sol a partir da divisa com o PR.
Temperatura: com diminuição durante o dia.
Vento: noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.
Sistema: frente fria ao Sul do Brasil e aproximação de um novo sistema de alta pressão.