Exclusivo: Projeto da Ponte do Pontal entra em fase final; confira planta prévia

"O projeto fica pronto em dezembro para que depois a gente consiga vencer a parte administrativa e ter, no primeiro semestre do ano que vem a tão sonhada licitação da obra. Toda a parte técnica está resolvida, agora, estamos no detalhamento do projeto executivo", afirma o secretário de Estado da Infraestrutura, Thiago Vieira.
EXCLUSIVO/AGORA LAGUNA

Dezembro continua fixado como o mês previsto para que o projeto executivo da Ponte do Pontal – que será denominada de Giuseppe Garibaldi – esteja concluído. A planta da estrutura que vai ligar a região do Farol de Santa Marta, através da SC-100, até o núcleo urbano de Laguna já se encontra pronto, porém, o consórcio Ponte Laguna (empresas Fares e Única) trabalha na finalização de detalhes pontuais.

Com o exclusividade o Portal Agora Laguna obteve acesso ao projeto, que pode ser conferido no topo do texto. A arquitetura lembra o modelo aplicado na Ponte Anita Garibaldi, no Canal de Laranjeiras, em Cabeçuda. Será também com sustentação por estais, porém não será em curva como aquela. No último mês, o contrato com o consórcio elaborador foi aditivado em R$ 505.762,20, para a continuidade da elaboração das plantas.

“O projeto fica pronto em dezembro para que depois a gente consiga vencer a parte administrativa e ter, no primeiro semestre do ano que vem a tão sonhada licitação da obra. Toda a parte técnica está resolvida, agora, estamos no detalhamento do projeto executivo”, afirma o secretário de Estado da Infraestrutura, Thiago Vieira. O gestor participa, nesta segunda-feira, 8, do painel Laguna 2030, onde deve apresentar detalhes da obra.

A intenção é que a ponte ajude a desenvolver o turismo adequando a infraestrutura viária do município, de forma a expandir as atividades turísticas, melhorando a qualidade do produto ao turista, contribuindo de forma fundamental para o desenvolvimento da atividade turística no município de Laguna e região. Atualmente, a ligação entre o núcleo urbano e a região da ilha é feita via transporte aquaviário por balsa.

Além da ponte, a planta prevê toda a remodelação da infraestrutura do entorno para garantir mobilidade no acesso à estrutura. “As pessoas não acreditavam que a Ponte Hercílio Luz pudesse ser terminada, que a BR lá no Norte seria duplicada ou que aqui no Sul a ponte do rio Araranguá pudesse ser feita. Para quem não acredita ainda, convido a dar um pulinho no Extremo Sul para ver a ponte sobre o rio Araranguá, nos próximos meses entra em reta final de execução e vai fazer a tão sonhada interpraias”, pontua Vieira.

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