Previous
Next

Ex-radialista e professora lagunense realiza sonho antigo e lança livro

Moradora da cidade carbonífera há mais de 50 anos, a professora aposentada e ex-radialista, com passagens pela Difusora e a extinta Garibaldi, se mudou para lá por motivos profissionais. Mas nem por isso deixou de escrever. Pelo contrário, seguiu compondo poesias e frases. "Desde jovem sempre gostei de ler e escrever", justifica a autora.
Arquivo pessoal

“Nunca desistiu do sonho de publicar suas poesias, que agora se concretiza”. Com essas palavras motivacionais, a lagunense Safira Monteiro, 76, encerra o resumo biográfico na contracapa de seu livro. A obra Ao entardecer da vida: poesias e frases, considerada a realização de um desejo nutrido há muito tempo, começará a ganhar o público, nesta quarta-feira, 16, quando será lançada em Criciúma, durante a Feira do Livro, entre 18h30 e 20h.

Moradora da cidade carbonífera há mais de 50 anos, a professora aposentada e ex-radialista, com passagens pela Difusora e a extinta Garibaldi, se mudou para lá por motivos profissionais. Mas nem por isso deixou de escrever. Pelo contrário, seguiu compondo poesias e frases. “Desde jovem sempre gostei de ler e escrever”, justifica a autora.

Safira Monteiro integra uma academia de letras local em Criciúma e já participou de alguns concursos literários. Antes do livro, viu a realização de seu sonho começar através dos prêmios ganhos naqueles certames. Este ano, ela foi classificada com cinco trabalhos poéticos na Feira do Livro. Para a lagunense, mais do que uma premiação, essas participações são de inspiração para que Ao entardecer da vida se materializasse. “Essas são as alegrias da terceira idade”, brinca.

Entre as odes compiladas no livro, um fala da terra natal. “Ainda tenho alguns parentes em Laguna e inclusive tem uma poesia no livro sobre a cidade”, comenta. A composição poética é um recorte memorial das lembranças que têm do município (veja adiante). A obra pode ser adquirida com a própria escritora, por R$ 30, em sua residência no bairro São Cristóvão.

Sobre Safira Monteiro

Safira Monteiro foi a primeira das oito filhas do casal Ireno Monteiro e Otília Tavares Monteiro. As irmãs Sandra, Solange, Solemar, Vera Lúcia, Dóra, Marilene e Adriana vieram depois. Na juventude, foi radialista da Difusora e da Garibaldi, onde foi locutora e atriz nas famosas radionovelas, inclusive na adaptação de O direito de nascer.

Formada em uma das primeiras turmas de normalistas (equivalente ao magistério atual) do antigo Conjunto Educacional Almirante Lamego, se tornou professora e se mudou para Criciúma, onde lecionou nas escolas Governador Heriberto Hülse e São Cristóvão. Depois de terminar a carreira educacional, atou na Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura criciumense e ministrou palestras para crianças e jovens em colégios estaduais, municipais e particulares.

Poesia sobre Laguna

Laguna, sentada à sombra da Mãe Glória

meu olhar se estendeu na amplidão.

E guardei para sempre na memória

esse instante maravilhoso de visão.

Tens história centenária, minha cidade,

eterna jovem, na doçura dos encantos.

Tua brisa marinha, traz ao ar suavidade,

me dá paz e enxuga meus sinceros prantos

No teu mar, ondas rendadas espumantes.

Areia branca, nessas praias radiosas.

No céu azul, nuvens rosadas deslumbrantes.

É o pôr do sol, de tardes tão formosas.

Minha Laguna, do povo hospitaleiro,

das ruas de pedra, casarões coloniais,

Da Carioca, de água fresca o ano inteiro.

Tantas alegrias marcando os carnavais.

Meu Santo Antônio, belo padroeiro.

No teu jardim central, reminiscência.

E no museu, buscando o roteiro,

nas velhas peças, tanta coisa é consciência.

Minha Laguna querida, que não esqueço

Nesses versos venho te homenagear

Minha terra amada, doce berço

Vou no teu solo, um dia, repousar.

Safira Monteiro em dois momentos de sua vida: à direita, com Evilásio Silveira, na rádio. E à esquerda, como palestrante. Fotos: arquivo pessoal