A agência da Caixa Econômica Federal (CEF) volta a atender no horário das 10h às 15h, a partir de terça-feira, 23. A medida segue uma normativa da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), divulgada no fim de outubro, em que permite aos bancos autonomia para escolher os horários de abertura e fechamento de suas agências, conforme características e políticas internas.
Em março de 2020, com a pandemia do novo coronavírus, os bancos de todo o país – incluindo a CEF – adotaram horários personalizados ou mais curtos de funcionamento para evitar a contaminação. Mas com a flexibilização do isolamento social no Brasil e o avanço da vacinação, com diminuição de casos e mortes, a tendência é que nas próximas semanas, todas as agências atendam com os padrões pré-pandemia.
Outro fator destacado pela Febraban, em nota à imprensa, foi a evolução do internet e mobile banking, cuja utilização cresceu com rapidez durante a pandemia de Covid-19. “Ao longo dos últimos anos os bancos aumentaram os seus investimentos em tecnologia como forma de acompanhar a aceleração da digitalização de seus serviços e de seu modo de trabalhar, com mais facilidade, conveniência e segurança aos consumidores”.