Amigos da Marinha recebem condecoração na sexta

Honraria é concedida a entidades e pessoas que são consideradas parceiras da organização militar.
Divulgação

A Capitania dos Portos de Santa Catarina, em conjunto com a Sociedade Amigos da Marinha de Santa Catarina (Soamar), organiza, para o próximo dia 26, a entrega da medalha de Amigo da Marinha. A honraria é concedida a entidades e pessoas que são consideradas parceiras da organização militar. O evento é restrito, devido à pandemia, e acontece na sede da organização militar na capital do Estado.

Por parte da Delegacia dos Portos em Laguna vão receber a comenda: a prefeitura de Laguna, a SC Par Porto de Imbituba, a Imbituba Pilots, a Mormaii, o Corpo de Bombeiros de Araranguá e a vereadora de Laguna, Deise Cardoso (MDB).

As indicações são feitas pelo delegado da Capitania local e passam por ratificação do Comando do 5º Distrito Naval, no Rio Grande do Sul, responsável pela organização da Marinha em águas gaúchas e catarinenses.

A medalha é concedida a personalidades ou instituições que atendam, simultaneamente, aos seguintes requisitos: idoneidade moral e conduta condizentes com os padrões que a Marinha do Brasil exige de seus integrantes, interesse pela MB e pelos assuntos ligados ao Poder Marítimo, e atividade destacada em prol dos interesses da MB ou de outro segmento do Poder Marítimo.

Amigo da Marinha

A medalha é concedida há 41 anos. Começou em 1979 por decisão do ministro de Estado da Marinha, almirante de esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, baseada na Soamar de Santos (SP). A ideia é congregar personalidades brasileiras ou estrangeiras motivadas a contribuir para aproximar a Marinha da sociedade, desenvolver a mentalidade marítima e conscientizar setores estratégicos sobre a importância das atividades desenvolvidas pela organização militar.

Notícias relacionadas