Os oito estudantes eleitos para a Câmara Mirim devem tomar posse para a primeira legislatura do projeto em Laguna ainda em outubro. Segundo a secretária Juliana Fagundes de Carvalho, a ideia é que a cerimônia de posse ocorra na última terça-feira do mês, antes da sessão ordinária legislativa.
“Muitos precisam de incentivos para seguir na política, e essa é uma oportunidade”, destaca o vereador e presidente da Câmara, Rhoomening Rodrigues (PSDB). Na última sexta-feira, 8, os alunos participaram de um curso de oratória e foram apresentados ao plenário. O mandato vai até 2022.
Os vereadores mirins vão formular propostas, que poderão ser abraçadas pelos parlamentares e virarem projetos de lei ou de resolução, como já ocorre em outras câmaras do gênero pelo país. “A gente sabe e reconhece a importância da opinião e do ponto de vista deles na execução das políticas públicas”, pontua Juliana.
O projeto foi aprovado e virou lei no segundo semestre deste ano. Podem participar todas as escolas da cidade, mas apenas as da rede pública municipal ofereceram inscrições para a formação da primeira legislatura. “É um momento ímpar”, celebra a secretária.
Confira os vereadores mirins
- Luiza Pinho Feitosa – EEB Armando Calil Bulos – Proposta: Sustentabilidade
- Paulo Henrique Ferreira dos Passos – EEB Prof. Marilza Lory de Barros – Proposta: Sustentabilidade
- Maurício Mendonça Cardoso – EEB Vereador Jurandir Pereira dos Santos – Proposta: Educação para Todos
- Isadora Carvalho Luz – EEB Elizabeth Ulysséa Arantes – Proposta: Sustentabilidade
- José Augusto da Silva Dozol – EEB Agrícola Índio Guimarães – Proposta: Sustentabilidade
- Manoella Silveira Ambrosio – EEB Francisco Zezuino Vieira – Proposta: Educação para Todos
- Alisson Beza Martins – EEB Custódio Floriano de Córdova – Proposta: Proteção aos animais
- Ryan Augusto Antunes Machado – EEB Nininha Guedes dos Reis – Proposta: Cidadania