Previous
Next

Último dia para produtores culturais inscreverem projetos no Edital Aldir Blanc de SC

Projetos contemplados receberão os recursos até o dia 31 de dezembro de 2021.
Sede da Fundação Catarinense de Cultura, em Florianópolis. Foto: Divulgação/Secom-SC

Termina, nesta segunda-feira, 25, o período de inscrições do Edital Aldir Blanc, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). A intenção é distribuir R$ 26 milhões para fomentar projetos culturais que tenham sido afetados pela pandemia do novo coronavírus no estado. O prazo encerra às 23h59.

A seleção vai contemplar propostas culturais nas modalidades experimentação artística; apresentação ou evento cultural; oficina cultural; e licenciamento de conteúdo cultural para difusão online. Todo o processo de inscrição é feito pela internet (acesse aqui).

Podem participar proponentes das áreas de arquivos, bibliotecas e museus; arte, tecnologia e cultura digital; artes visuais; artesanato; audiovisual; circos de lona itinerantes, artes circenses e palhaçaria; cultura afro-brasileira e de povos indígenas, quilombolas, ciganos e de imigração; cultura de refugiados, migrantes e apátridas; cultura hip-hop e urbana; cultura LGBTQIA+; cultura popular, tradicional e alimentar; dança; gestão e produção cultural; literatura, livro e leitura; música, bandas marciais e fanfarras, corais, coro, ópera e musical, orquestras e filarmônicas e outros; patrimônio e paisagem cultural; teatro; redes/pontões e pontos de cultura; técnica/montagem/criação/bastidores e outros.

Do edital, podem se inscrever trabalhadores e trabalhadoras da cultura, artistas, artífices, mestras, mestres, grupos, coletivos, empreendimentos econômicos solidários, instituições artísticas culturais e pontos de cultura com comprovada atuação em sua respectiva área artística e cultural. Para participar como pessoa física, é necessário que o proponente tenha mais de 18 anos, seja residente, domiciliado e com atuação há, no mínimo, dois anos em Santa Catarina, completos e comprovados. Pessoas jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, devem ser registradas, sediadas, estabelecidas e com atuação no estado de Santa Catarina há, no mínimo, dois anos, e por sua finalidade e ramo de atuação principal ou secundário enquadrar-se na natureza do Objeto deste Edital.

Segundo o edital, cada proponente poderá apresentar apenas uma proposta, devendo escolher uma das modalidades. Os projetos contemplados receberão os recursos até o dia 31 de dezembro de 2021.

A FCC informou que o edital completo e seus anexos estão disponíveis na plataforma de inscrições. Informações, dúvidas e/ou esclarecimentos devem ser enviados exclusivamente pelo e-mail lab2021@fepese.org.br, com horário de atendimento das 8h às 12h e 13h às 17h nos dias úteis.