Semana começa com nuvens, pouco sol e chuva frequente na região

Na segunda-feira, 11, são esperados acumulados de chuva mais significativos no Litoral e Vale do Itajaí por conta da circulação marítima combinada com instabilidades vindas de Oeste. 
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 1,864 visualizações,  12 views today

A circulação marítima mantém o tempo encoberto e com chance de chuva no Litoral e áreas próximas neste domingo, 10.  No Oeste catarinense, o dia amanheceu nublado e com breves aberturas de sol. Entre a tarde e a noite, volta a chover na região e não se descarta a possibilidade de temporais isolados por conta da atuação de uma área de baixa pressão.

Na segunda-feira, 11, são esperados acumulados de chuva mais significativos no Litoral e Vale do Itajaí por conta da circulação marítima combinada com instabilidades vindas de Oeste.  A chuva persiste durante todo o dia na faixa Leste e pode ser forte em alguns momentos. Já do Oeste aos Planaltos, há risco de temporais devido ao deslocamento de um sistema de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul combinado ao calor e umidade.

Na terça-feira, 12, o tempo segue nublado e com possibilidade de chuva no centro-leste do estado por conta do transporte de umidade do oceano para o continente. Entre a Grande Florianópolis, Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte, são esperados volumes pontualmente altos de precipitação. O risco é moderado para ocorrências associadas a chuva intensa e volumosa nestas áreas. No oeste, o tempo estabiliza no decorrer do dia e o sol aparece entre nuvens.

Já na quarta-feira, 13, a circulação marítima perde força, o tempo fica estável durante o dia em Santa Catarina e as temperaturas voltam a aumentar em todas as regiões. A partir da noite, novas instabilidades avançam pelo oeste catarinense.

Em Laguna

DOMINGO: mínima 15ºC e máxima 22ºC – Encoberto com chuva;
SEGUNDA: mínima 16°C e máxima 20ºC –
Encoberto com chuva;
TERÇA: mínima 15ºC e máxima 23ºC –
Chuva, melhorando à noite;
QUARTA:
mínima 15ºC e máxima 25ºC –
Sol com aumento de nuvens.

Veja os detalhes:

Domingo (10/10):
Tempo: no Oeste e Meio-Oeste, nebulosidade variável com aberturas de sol e chuva com trovoadas isoladas no fim do dia, no Oeste. Do Planalto ao Litoral, predomínio de nuvens com chuva ocasional, alternando com períodos de melhoria.
Temperatura: amena, com maior elevação no Oeste e Meio-Oeste.
Vento: leste a nordeste, fraco a moderado.
Sistema: alta pressão no litoral sul do Brasil, favorecendo a circulação marítima no leste de SC. Corrente de jato (ventos fortes em altitude) em SC.

Segunda-feira (11/10):
Tempo: do Planalto ao Litoral, céu nublado com chuva ocasional, alternando com períodos de melhoria. No Oeste e Meio-Oeste, nebulosidade variável com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, especialmente no início e fim do dia.
Temperatura: amena, com maior elevação no Oeste e Meio-Oeste.
Vento: leste a nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.
Sistema: alta pressão no litoral sul do Brasil, favorecendo a circulação marítima no leste de SC. Corrente de jato (ventos fortes em altitude) em SC.

Terça-feira (12/10):
Tempo: na Grande Florianópolis e norte de SC, persiste o predomínio de mais nuvens e chuva ocasional devido à circulação marítima. Os totais mais elevados estão previstos para a região da Grande Florianópolis. Nas demais regiões, sol entre nuvens, com chuva no Planalto Sul e Litoral Sul na madrugada e manhã.
Temperatura: amena, com maior elevação no Oeste e Meio-Oeste.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

Quarta-feira (13/10):
Tempo: nebulosidade variável com chance de aberturas de sol em SC. Na Grande Florianópolis e Litoral Norte, condição de chuva isolada no início do dia e no Oeste a partir da tarde.
Temperatura: em elevação, mais alta no Oeste.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no litoral.

Quinta-feira (14/10):
Tempo: instável com nebulosidade variável em SC, com chuva e temporais localizados especialmente do oeste ao norte do Estado, com totais mais elevados no Oeste.
Temperatura: em elevação, mais alta no Oeste.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no litoral.