PMP abre processo seletivo para voluntários

Segundo o PMP, o objetivo do programa é que os participantes conheçam as etapas do processo de estabilização dos animais, passando pelos diferentes setores da unidade. 
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), coordenado pela Udesc em Laguna, informou a abertura de um processo seletivo para o Programa de Voluntariado de Verão 2022 da Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da universidade. A seleção são para vagas que serão abertas a partir de janeiro de 2022.

Segundo o PMP, o objetivo do programa é que os participantes conheçam as etapas do processo de estabilização dos animais, passando pelos diferentes setores da unidade.

O edital informa que os voluntário irá:

  • Auxiliar a equipe veterinária nas atividades relacionadas à estabilização e necropsias de animais;
  • Auxiliar nas atividades diárias de manejo dos animais, como alimentação e higienização dos recintos;
  • Acompanhar a equipe de campo nas atividades de monitoramento de praias e resgate de animais;
  • Participar da rotina laboratorial na realização de exames clínicos e organização do ambiente;
  • Auxiliar a equipe de apoio na preparação de material e organização da coleção científica e registro de dados;
  • Apoiar a equipe do setor de educação ambiental em ações de educação ambiental, assim como na preparação de materiais;
  • Preparar apresentações sobre temas relacionados às atividades do voluntariado ou outros assuntos correlacionados;

Conforme o documento, o voluntário terá carga horária de 40 horas por semana, com escalas pré-definidas com prazo de 30 dias consecutivos. São 13 vagas ao todo: duas abertas em janeiro, fevereiro, março, abril e maio; e três, em junho. O selecionado receberá capacitação prática para as atividades realizadas e certificado de participação. O PMP-BS não oferece alojamento.

Como participar

Para participar, o candidato deve atender aos seguintes pré-requisitos: possuir conhecimentos na área de medicina veterinária, zoologia, ecologia ou áreas afins; capacidade de trabalhar ao ar livre e em condições adversas; habilidade de comunicação; entusiasmo para aprender sobre diversas áreas relacionadas ao manejo de animais selvagens; possuir o protocolo de vacinação em dia para as seguintes vacinas: covid-19,antitetânica, antirrábica, contra a hepatite B e a febre amarelo, e ter seguro de vida ou plano de saúde vigente ao período do voluntariado.

Além disso, deve, até o dia 2 de novembro, solicitar carta de recomendação de algum professor/profissional da sua área, escrita, assinada e enviada por ele para o e-mail
veterinários.pmpudesc@gmail.com, conforme modelo disponível no edital, com o assunto: “Carta de Recomendação do(a) nome completo”; preencher o formulário de inscrição para voluntariado, disponível aqui e enviar o currículo para o mesmo e-mail com os meses de interesse e disponibilidade, com o assunto: “Inscrição para voluntariado PMP/BS-UDESC/Laguna”.

Após a inscrição, o PMP-BS irá entrar em contato para informar o resultado, que sairá até o dia 30 de novembro. A inscrição só será efetivada quando forem enviados todos os documentos solicitados e as cartas de recomendação serão aceitas até o dia 20 de novembro. Dúvidas podem ser tiradas pelo mesmo e-mail usado para envio de documentação.