Passeio guiado apresenta cidade natal de Anita para alunos vencedores de concurso

Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Um passeio por Laguna na manhã da última quinta-feira, 28, apresentou a cidade natal de Anita Garibaldi para os estudantes vencedores do concurso literário estadual inspirado no bicentenário de nascimento da heroína catarinense. O grupo percorreu inúmeros pontos da cidade com importância turística ou ligação com a história da guerreira.

A visita à cidade juliana concluiu um roteiro iniciado no dia anterior com a premiação para os jovens, recebida no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. O grupo de estudantes também conheceu a Casa D’Agronômica, residência oficial do governador Carlos Moisés (sem partido), onde foram recebidos pelo chefe do Executivo e pela primeira-dama Késia Martins da Silva. Entre os nove premiados, três são da região da Amurel: Lara Camilo (Laguna), Patrícia Florzin (Pescaria Brava) e Isabela Mayer (Tubarão).

Além de Laguna, o roteiro de imersão, que encerrou no sábado, 30, percorreu Florianópolis e Tubarão. Eles também ganharam como premiação um dispositivo Amazon Kindle, semelhante a um tablet específico para leitura digital.

Estudantes comentam premiação

Para o trio de alunas da Amurel, a premiação veio como uma mistura de sentimentos. Da surpresa à felicidade. “Foi muito emocionante, fiquei arrepiada ao me chamarem na premiação. É incrível e vejo como resultado de um ensino público de qualidade. Estou muito, muito feliz de estar mostrando nossa terra para outras pessoas”, comenta Lara, que no dia da premiação no CIC, encarnou Anita Garibaldi em uma apresentação aos presentes no ano. “Fiz no improviso, pois acredito que isso dá mais entrega e procurei passar essa emoção”, relata a jovem.

Patrícia Florzin, premiada em primeiro lugar no 3º ano, vê a conquista com bons olhos e admite ter se surpreendido com a repercussão do texto por ela escrito. “Não imaginava que repercutiria muito. Ainda temos que lutar pelos nossos direitos e continuar sendo como Anita”. Na redação, a aluna traçou um paralelo entre o tempo da heroína e os momentos vividos atualmente.

Orgulho dos professores

O sentimento de orgulho é compartilhado pelos orientadores que guiaram os nove premiados na tarefa de escrever as redações para o concurso. A viagem para as três cidades contou com a participação de cada um dos educadores. “Nos sentimos muito orgulhos por esses trabalhos desenvolvidos nas nossas escolas”, diz a professora Renata Brunato, coordenadora regional de Educação para Laguna.

Notícias relacionadas