Convênio será assinado para dragagem do Rio Parobé nesta quarta

O valor do convênio será de R$ 2,2 milhões.
Foto: Luis Claudio Abreu/Agora Laguna

O prefeito Samir Ahmad (sem partido), acompanhado da secretária municipal de Pesca e Agricultura, Patrícia Paulino, assina às 9h, desta quarta-feira, 6, um convênio para dragagem da foz do Rio Parobé, na região do distrito de Ribeirão Pequeno.

O ato, que ocorre na sede da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, em Florianópolis, terá a presença do titular da pasta, Altair Silva. O valor do convênio será de R$ 2,2 milhões. A articulação para assinatura contou com o apoio do deputado estadual Jair Miotto (PSC).

“Uma ótima notícia principalmente para as pessoas que vivem da pesca e também da agricultura na região do Ribeirão”, comenta Samir. Após a assinatura do convênio e a garantia dos recursos, um projeto para a realização da obra deverá ser apresentado pela Amurel, além da batimetria, para saber o volume exato de material a ser desassoreado e um estudo de impacto ambiental. Ainda não há uma data estabelecida para o início das obras no trecho de extensão aproximada de 950 metros.

A dragagem do rio é um antigo pedido de moradores da comunidade de Parobé, já que há muito tempo pescadores sofrem com problemas de assoreamento. Por conta do acúmulo de areia, a passagem com as embarcações fica comprometida, principalmente em dias de maré baixa.

Foto: André Luiz/Agora Laguna