Previous
Next

Com plenário cheio, mirins tomam posse na Câmara

A posse, um ato formal na política, marca o início oficial do trabalho legislativo e é o ápice de uma construção cidadã iniciada no segundo semestre deste ano, a partir da publicação da lei que criou a Câmara Mirim.
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Plenário lotado, quebras leves de protocolo, muita alegria e também um momento histórico. A primeira legislatura do projeto Câmara de Vereadores Mirins teve seus oito estudantes eleitos empossados oficialmente, na tarde desta terça-feira, 26, em uma sessão solene que contou com a presença dos vereadores “titulares”, prefeito Samir Ahmad (sem partido), autoridades civis e escolares e familiares.

A posse, um ato formal na política, marca o início oficial do trabalho legislativo e é o ápice de uma construção cidadã iniciada no segundo semestre deste ano, a partir da publicação da lei que criou a Câmara Mirim. O projeto do vereador Rhoomening Rodrigues (PSDB) foi desenvolvido em conjunto entre o Legislativo e a Secretaria de Educação e Esportes. Poderiam participar todas as escolas da cidade, mas somente oito colégios da rede municipal inscreveram candidatos.

Cada estudante apresentou uma proposta de trabalho que varia de sustentabilidade a educação para todos. “Tenho certeza e pelo que vi dos nobres vereadores mirins, eles darão grande frutos no futuro”, prevê Rodrigues. “Vemos aqui alunos, representantes de escolas públicas, trazendo suas demandas para a Câmara. Sem dúvida, o município só tem a ganhar”, completa a secretária Juliana Fagundes.

À exemplo do que ocorre na posse dos “titulares”, os mirins receberam diploma para registrar a assunção do cargo e também discursaram na tribuna do plenário. O mandato vai até outubro de 2022 e até lá, mensalmente, eles vão poder propor ideias e iniciativas que podem ser abraçadas pelos legisladores.

Aluna será presidente

A mesa diretora dos trabalhos da Câmara Mirim terá duas estudantes e um aluno. Manoella Ambrósio, da escola Francisco Zezuíno Vieira (Ponta da Barra), foi eleita presidente e terá como vice Alisson Beza Martins, da escola Custódio Floriano de Córdova (Passagem da Barra). Ambos serão secretariados pela aluna Luiza Feitosa, da escola Armando Calil Bulos (Estreito).

A presidente conversou com o Portal Agora Laguna e demonstrou desenvoltura e interesse comunitário, características comuns a pessoas do meio político. “Me sinto realizada por estar alcançando um sonho. É uma experiência magnifica, sem igual e que talvez a gente nunca mais tenha”, comemora a jovem estudante. Questionada se pretende buscar voos mais altos na política em um futuro não muito distante, a aluna não esconde o desejo. “Pretendo continuar”, afirma.

O interesse de Manoella foi visto ainda na fase de escolha da candidatura à Câmara Mirim. “Quando apresentamos a ideia ela já disse: ‘Vai ser eu, pois tenho muitas propostas para a comunidade'”, relata o professor Júlio David, gestor da escola da Ponta da Barra. O colégio parou as aulas nesta tarde para assistir, atentamente, aos detalhes da posse. “Tenho certeza que vai ingressar na vida pública e quem sabe lá na frente não venha a ser uma vereadora para representar a cidade, não somente o bairro”, projeta.

Veja a lista de vereadores mirins

  • Luiza Feitosa (escola Armando Calil)
  • Paulo Henrique dos Passos (escola Marilza Lory)
  • Maurício Cardoso (escola Jurandir Pereira)
  • Isadora Luz (escola Elizabeth Ulysséa)
  • José Dozol (escola Agrícola Índio Guimarães)
  • Manoella Ambrósio (escola Francisco Zezuíno)
  • Alisson Martins (escola Custódio Córdova)
  • Ryan Machado (escola Nininha Guedes)
Divulgação/Montagem: Agora Laguna