Butiá inspira evento temático em Laguna

"Essas festas regionais são importantes. O butiá é uma espécie ameaçada de extinção e temos a proposta de preservar pelo uso sustentável", pontua a diretora Patrícia Sunyê.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 3,348 visualizações,  4 views today

Planta-símbolo do município, o butiá é a inspiração principal para uma festa cultural organizada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O evento mescla atividades virtuais e presenciais, e ocorrerá entre os dias 22 e 23 de outubro, em Laguna.

A ideia começou a ser gestada em 2019, como continuidade de um trabalho desenvolvido pela entidade junto ao setor extrativista, e devido à pandemia do novo coronavírus, foi transferida para 2021. A organização envolve ainda o programa de mestrado da Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul), o Projeto Costa Butiá e a Comunidade Slow Food Terras de Anita.

“Acho que a Festa do Butiá sempre esteve na mente de todo e qualquer lagunense. Como planta-símbolo, todos têm boas lembranças da infância ou de agora de tomar o suco de butiá. É uma fruta que faz parte da tradição culinária da cidade”, destaca a professora Patrícia Sunyê, diretora-geral do Centro de Ensino Superior da Região Sul (Ceres).

Em virtude da pandemia, as atividades na sexta-feira, 22, serão restritas a um pequeno público, com observação às normas sanitárias previstas em decretos de regulamentação.

“Essas festas regionais são importantes. O butiá é uma espécie ameaçada de extinção e temos a proposta de preservar pelo uso sustentável”, pontua Patrícia.

Programação

A programação começa na sexta-feira com atividades na sede da Udesc, com público limitado para garantir o distanciamento social e o respeito aos protocolos sanitários. As atrações envolvem apresentações sobre a montagem de uma despolpadeira construída com técnicas de inovação frugal e as formulações cosméticas e nutracêuticas do óleo de butiá.

Já no sábado, 23, as atividades programadas incluem uma feira de exposição e venda de produtos elaborados com inspiração no butiá e também uma oficina de confecção de produtos artesanais. Além disso, será realizado, ao fim da tarde, um passeio pelos butiazeiros da praia do Gravatá. Além disso, há atrações para crianças como pintura e contação de história.

Inscrições

As atividades presenciais têm número de vagas limitado e as inscrições são feitas neste site. As programações virtuais serão transmitidas pelo canal do Youtube da Udesc Laguna.

Veja as atividades

22 de outubro

  • 9h às 10h20 – Formulações cosméticas e nutracêuticas do óleo de butiá, com a professora Karine Zepon (Udesc Praia do Gi)
  • 10h30 às 11h50 – Preparo de combustíveis sólidos a partir de descartes do processo do butiá, com a professora Rachel Magnago (Udesc Praia do Gi)
  • 14h às 16h – Despolpadeira construída a partir de técnicas de inovação frugal, com Ana Dutra e Mário Soares (Udesc Praia do Gi)
  • 16h às 17h – Paisagismo ecológico com butiá, com professores Christian da Silva e Lucas Reitz/(Youtube)

23 de outubro

  • 9h às 13h – Feira do butiá com exposição e venda de produtos elaborados com butiá (Praça em frente ao ginásio Bertholdo Werner)
  • 14h às 17h – Oficina de artesanato com butiá, com Fátima Reis Souza e Ingrid Silva, do Projeto Costa Butiá (Udesc Laguna – Progresso)
  • 17h10 às 18h30 – Passeio nos butiazais, com professor Christian da Silva e Matheus Henckmaier (Praia do Gravatá)

Previous
Next