Ações em outubro lembram importância de prevenir câncer de mama

"Vamos fazer a programação para dar um destaque à importância da mulher prevenir o câncer de mama e o de colo de útero. É muito importante para a mulher fazer os exames e se detectar algo, já fazer o tratamento no início, pois, se descobre no começo a chance de cura é de 95% e evita desgastes emocionais e físicos, de passar por um tratamento que envolve quimioterapia e radioterapia", justifica a presidente da RFCC, Andreia Cascaes.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 1,524 visualizações,  8 views today

A chegada do mês de outubro reforça a época de conscientização da prevenção ao câncer de mama, doença que atinge muitas mulheres no país e é principal causa de morte no Brasil relacionadas a tumores. Por isso, diversas ações serão realizadas ao longo deste mês, que simbolicamente recebe a cor rosa, para incentivar o autocuidado.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) marcou para o dia 4 de outubro o início oficial da campanha em Laguna com uma caminhada pelo Centro Histórico e repassar adiante a mensagem da importância de as mulheres ficarem atentas a sinais que indiquem a presença do tumor.

“Vamos fazer a programação para dar um destaque à importância da mulher prevenir o câncer de mama e o de colo de útero. É muito importante para a mulher fazer os exames e se detectar algo, já fazer o tratamento no início, pois, se descobre no começo a chance de cura é de 95% e evita desgastes emocionais e físicos, de passar por um tratamento que envolve quimioterapia e radioterapia”, justifica a presidente da RFCC, Andreia Cascaes. É neste mês que as voluntárias comercializam suas camisas personalizadas, que ajudam na obtenção de recursos para a manutenção dos trabalhos desenvolvidos pela entidade.

A Secretaria de Saúde de Laguna também anunciou uma programação que inclui oferecimento de exames preventivos de testes rápidos para detectar infecções sexualmente transmissíveis, mamografia, atendimento odontológico, coleta citopatológica, esquema vacinal para mulheres, palestras e atendimento por profissionais, como maquiadores, cabeleireiros e outros.

“Vamos intensificar as atividades relacionadas à saúde da mulher, ampliando as ações de preventivos para atender todas as mulheres ao longo do mês”, afirma a secretária Gabrielle Siqueira. Confira as programações ao fim do texto.

Estado lança campanha

Durante esta manhã, o Estado anunciou uma campanha de conscientização que foca nos passos do cuidado na prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de mama. Neste ano, também traz informações sobre o câncer de colo de útero desenvolvido por meio do Papilomavírus Humano (HPV), que possui meio de prevenção através da vacina tetraviral.

O Estado reforça que é menos comum, mas os cuidados também devem fazer parte do cotidiano masculino. O câncer de mama também acomete os homens, sendo eles, responsáveis por 1% dos casos registrados no país.

Ponte fica rosa

Assim como durante boa parte do ano, em outubro a Ponte Anita Garibaldi terá cor temática. No mês, a estrutura será iluminada com a cor rosa.

“Por meio da campanha do Outubro Rosa, reforçamos a importância do exame preventivo e do diagnóstico precoce, como forma de tratamento”, sustenta a gerente de Relações Institucionais da empresa, Simone Suzzin.

Programação RFCC

  • 04/10 – 14h – Caminhada de abertura do Outubro Rosa pelas ruas do Centro.
  • 05/10 – 19h – Missa Igreja Santo Antônio.
  • 09/10 – 9h – Pedágio.
  • 13/10 – 13h – Orientações de prevenção na UBS Mar Grosso.
  • 21/10 – 17h – Live no Instagram @pimentadoce
  • 21/10 – 20h – Macarronada
  • 31/10 – 19h – Missa de encerramento Igreja de Magalhães

Programação Secretaria de Saúde (das 17h às 20h, em dias de semana)

  • 05/10 – Portinho, Caputera, Mar Grosso e Passagem da Barra.
  • 07/10 – Progresso, Magalhães e Cabeçuda.
  • 13/10 – Portinho, Vila Vitória, Farol e Barranceira.
  • 16/10 – Sábado D,  das 9h às 15h, em Ribeirão Pequeno, Portinho, Progresso e Mar Grosso.
  • 19/10 – Portinho, Cabeçuda, Mar Grosso e Progresso.
  • 21/10 – Esperança, Cabeçuda, Barranceira e Ribeirão Pequeno.
  • 26/10 – Passagem da Barra, Caputera, Vila Vitória, Campo de Fora e Progresso

Notícias relacionadas

Previous
Next