Sondagens para projeto da Ponte do Pontal são iniciadas

Processo não se trata da obra em si, mas apenas uma etapa da elaboração do projeto. Governo espera que planta da ponte esteja pronta até dezembro para lançar licitação de construção no primeiro semestre do ano seguinte.
Reprodução/Instagram

Teve início, nesta quinta-feira, 9, o processo de sondagens do solo dos locais onde serão instaladas as cabeceiras da ponte sobre o Canal da Barra, a conhecida Ponte do Pontal. A estrutura deverá receber o nome de Giuseppe Garibaldi, em homenagem ao revolucionário italiano, considerado herói da Reunificação Italiana.

A sondagem é uma etapa importante, por ser através disso que se conhece as características do terreno, incluindo a dimensão das camadas que o compõe, resistência e localização do lençol freático, caso exista. “Iniciamos os serviços de sondagem. Seguimos avançando na elaboração do projeto para que no início de 2022 possamos lançar a licitação desta importante obra”, escreveu o secretário de Infraestrutura, Thiago Vieira, em uma rede social.

A ponte está na fase de elaboração do projeto de construção, que é a parte inicial. O governo estadual diz que a previsão é entregar a planta até dezembro e com isso, o processo vai para as etapas seguintes: licitação para contratar uma executora e o início das construções da ponte, propriamente dita. A intenção é iniciar a obra em junho de 2022, se não houver atrasos.

“Vamos depender do processo licitatório. Acredito que lançando no início do ano o edital de licitação, em uma média de três a quatro meses a gente consiga firmar os convênios e talvez ela se desenvolva no segundo semestre. É um ano político, mas não vai ter impedimento de ser executada”, assegurou o governador Carlos Moisés (sem partido), em entrevista na última segunda-feira, 6.

Notícias relacionadas

Previous
Next