A primeira legislatura da Câmara Mirim de Laguna deverá iniciar, em outubro, com nove vereadores. Isso porque apenas nove escolas do município se inscreveram para participar do projeto, que visa recriar a atmosfera do Legislativo. Assim como na legislatura ‘oficial’, poderiam participar até 13 estudantes. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 13, pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes (Seduc).
Agora, as escolas terão de enviar até o dia 24, a proposta de trabalho do vereador mirim, junto com a ata que descreve o processo de eleição e a ficha de inscrição do ‘candidato’ com a autorização de pais ou responsáveis e a permissão de uso de imagem. Os documentos são enviados para o e-mail: selecaocamaramirim@laguna.sc.gov.br.
Após a eleição, os mirins serão empossados e terão ‘mandato’ até 2022, quando uma nova legislatura vai ser escolhida. As sessões ocorrerão em outubro e dezembro de 2021, e de fevereiro a outubro de 2022. Eles poderão apresentar proposições que visem o interesse coletivo da população lagunense, com ênfase na educação e propor estudos no que diz respeito a instituição de leis que busquem a garantia de direitos de aprendizagem no município de Laguna.
“Vão ser constatadas as demandas, o problema das comunidades, a partir da visão de um estudante que vai propor a mudança que quer para a sua realidade. Os poderes Executivo e Legislativo vão ganhar muito, pois o ponto de vista de uma criança é uma visão do futuro”, pontua a secretária de Educação, Juliana Fagundes de Carvalho.
Confira as escolas inscritas e homologadas
- Escola Armando Calil Bulos, Estreito
- Escola Agrícola Índio Guimarães, Parobé
- Escola Elizabeth Ulysséa Arantes, Portinho
- Escola Nininha Guedes dos Reis, Barbacena
- Escola Custódio Floriano de Córdova, Passagem da Barra
- Escola Vereador Jurandir Pereira dos Santos, Cigana
- Escola Professora Marilza Lory de Barros, Bentos
- Escola Francisco Zezuíno Vieira, Ponta da Barra