Previous
Next

Golfinho-pintado-do-Atlântico é encontrado morto na praia do Mar Grosso

Equipes do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) foram acionadas e recolheram o golfinho para realizar a necropsia
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Um golfinho-pintado-do-Atlântico foi encontrado sem vida no começo da tarde desta sexta-feira, 17, na praia do Mar Grosso, em Laguna. Segundo apurado, o animal estava nas proximidades do posto salva vidas 2.

Vídeos e fotos foram encaminhados ao Portal Agora Laguna por leitores. De acordo com as primeiras informações, o golfinho seria da espécie Stenella frontalis, encontrado nas águas temperadas e tropicais do Oceano Atlântico, também conhecido como golfinho-pintado-do-Atlântico.

Equipes do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) foram acionadas e recolheram o golfinho para realizar a necropsia. A necropsia é realizada pelo PMP-BS na Unidade de Estabilização da Fauna Marinha mantida pela Udesc às margens da avenida João Marronzinho, no Laguna Internacional.

O corpo do animal estava em avançado estado de decomposição, o que pode dificultar a apuração das causas da morte.

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Sobre o PMP-BS

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no polo pré-sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

Caso encontre algum animal marinho vivo ou morto, entre em contato com o projeto pelo telefone 0800 642 3341.

Texto atualizado às 17h45.