O quartel do Corpo de Bombeiros de Laguna (CBM) recebe desde quinta-feira, 26, uma turma de bombeiros . Eles participam da primeira edição de um curso voltado a instruir sobre técnicas de combate a incêndio em edificações verticalizadas.
“É a primeira vez que um curso desse gênero ocorre em nosso estado”, comemora o tenente Henrique Schuelter, comandante dos bombeiros de Laguna. São 24 militares de várias regiões de Santa Catarina.
O curso é feito em duas etapas. A primeira no quartel da cidade juliana e a segunda será em Balneário Camboriú. “A verticalização das cidades é algo que já se verifica em centros urbanos e Laguna não é diferente. A orla do Mar Grosso já tem edificações assim”, acrescenta Schuelter.
As instruções visam repassar conhecimentos básicos sobre a organização das equipes, dinâmica do incêndio, questão de evacuação de possíveis vítimas. “É algo que temos que treinar e nada mais justo fazer o curso para dar um passo a mais e tornar o pessoal com um nível a mais de conhecimento”, completa.
O centro de treinamentos de Laguna é considerado como de referência nacional, atendendo às turmas dos cursos de formação da corporação catarinense e de outros estados.