Previsão indica temporais isolados na região

A chuva com temporais acompanhados de raios, rajadas de vento acima de 60 km/h e queda de granizo, é esperada para as regiões do Oeste ao Sul catarinense entre a noite de quarta e madrugada de quinta.
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

A chegada de uma nova frente fria traz mudança do tempo em Santa Catarina a partir desta quarta-feira, 25, provocando chuva com temporais. Na sequência, a Epagri/Ciram prevê declínio na temperatura.

A massa de ar quente deixa o dia com céu aberto a poucas nuvens e calor no estado. A partir do final da tarde a nebulosidade aumenta e há chance de pancadas de chuvas acompanhadas de temporais isolados nas áreas próximas à divisa com Rio Grande do Sul devido a aproximação de uma frente fria.

A chuva com temporais acompanhados de raios, rajadas de vento acima de 60 km/h e queda de granizo, é esperada para as regiões do Oeste ao Sul catarinense entre a noite de quarta e madrugada de quinta.

A passagem da frente fria também provoca a virada do vento para o quadrante Sul na quinta-feira, declinando a temperatura, que permanece baixa no final de semana. A mínima deve chegar a 5ºC na Serra e em torno de 12 a 14ºC em grande parte do Estado, com máximas próximas de 20ºC. Ou seja, não há previsão de frio intenso.

Na sexta-feira, 27, o deslocamento da frente fria ainda deixa o dia com muitas nuvens e chance de chuva da Grande Florianópolis ao Norte do estado. No sábado, 28, a umidade vinda do oceano deixa o dia com variação de nuvens e chance de chuva isolada na metade leste do estado a qualquer hora do dia. Já na porção Oeste, áreas de instabilidade favorecem pancadas de chuvas isoladas no período da tarde.

Rajadas fortes de vento em SC

A intensificação de um cavado e formação de uma frente fria na quarta-feira traz rajadas fortes de vento de 50 a 70km/h, superando este valor nas áreas altas do Planalto Sul. No Litoral também ocorrem rajadas moderadas de 40 a 50km/h.

Em Laguna

QUARTA: mínima 15ºC e máxima 25ºC – Nebulosidade variável e chuva isolada;
QUINTA: mínima 17°C e máxima 31ºC – Sol com chuva à noite;
SEXTA: mínima 14ºC e máxima 20ºC –
Chuva, melhorando no decorrer do dia;
SÁBADO:
mínima 11ºC e máxima 17ºC –Nebulosidade variável.

Veja os detalhes:

Quarta-feira (25/08):
Tempo: aberturas de sol com aumento de nuvens em todas as regiões de SC. Do Oeste ao Litoral Sul, condição de chuva e temporais isolados com granizo no fim do dia, especialmente no Oeste.
Temperatura: elevada.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.
Sistema: frente fria em formação no RS e sul de SC.

Quinta-feira (26/08):
Tempo: madrugada e manhã com chuva em SC e temporais isolados com granizo do Oeste ao Litoral Sul, sobretudo no Oeste, devido ao deslocamento de uma frente fria. No decorrer do dia, o tempo melhora do Oeste ao Litoral Sul e na Grande Florianópolis com o avanço de uma massa de ar frio.
Temperatura: em declínio.
Vento: nordeste a sul, fraco a moderado com rajadas.

Sexta-feira (27/08):
Tempo: nebulosidade variável com aberturas de sol no decorrer do dia. No Litoral Norte, condição de chuva isolada.
Temperatura: baixa.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

Sábado (28/08):
Tempo: predomínio de nuvens em SC, com condição de chuva na Grande Florianópolis e norte do Estado, estendendo-se ao Oeste no decorrer do dia, devido a um cavado.
Temperatura: baixa.
Vento: sudeste a leste, fraco a moderado.