Apesar da baixa procura pelos boxes do Mercado Público, a prefeitura de Laguna continua com a meta de abrir a estrutura ao público com ocupação comercial ainda em 2021, segundo o secretário de Governo e Desenvolvimento, Natanael Wisintainer.
“A intenção é abrir o mercado assim que homologado [o resultado da licitação] e assinado o contrato. O prefeito quer abrir provavelmente em novembro, com os prazos legais”, afirmou, em contato com o Portal, na tarde desta sexta-feira, 20. O prefeito Samir Ahmad (PSL) também confirma a intenção. O mercado foi reaberto em 2020 após quase seis anos em obras, paralisadas entre 2015 e 2018.
No mesmo ano de sua reinauguração, os 24 boxes foram postos em disputa na modalidade concorrência, mas apenas cinco espaços comerciais foram licitados. Reaberta após a Câmara Municipal aprovar projeto que ampliou a concessão de 10 para 20 anos improrrogáveis, a licitação de 2021 atraiu apenas quatro investidores, sendo que um dos concorrentes foi considerado inabilitado.
Como a empresa pode apresentar recurso à decisão, houve a abertura de um prazo de cinco dias. Se nesse tempo houver manifestação contrária à inabilitação, o processo será suspenso até análise. Caso a empresa abra mão de questionar, a licitação prossegue para a análise das propostas.
Independente do resultado final, já é consenso na prefeitura que a licitação será reaberta, considerando a quantidade de espaços comerciais ainda vagos, informação também confirmada por Wisintainer. A reabertura requer a observação de prazos legais e também depende da conclusão do certame que segue aberto.