Novo telefone para recolhimento de animais de grande porte funciona 24h, segundo prefeitura

Mudança de telefone ocorreu após ser contratada, via licitação, uma nova empresa para gerir o serviço.
Foto de arquivo mostra cavalo solto em rua de Laguna. Foto enviada ao Portal Agora Laguna

O serviço de recolhimento recolher e guarda de médio e grande porte, como cavalos e gados, vivos ou mortos, soltos ou abandonados em via ou espaço público ganhou um novo telefone de emergência. Agora, o número (48) 3644-3158 funciona em regime de plantão 24 horas, segundo informou a secretária Patrícia Paulino, da Pesca e Agricultura (Sepagri).

A mudança ocorreu após ser contratada, via licitação, uma nova empresa para gerir o serviço. Desde o último dia 6, a responsabilidade pelo recolhimento e guarda está com a empresa Bruno Justino.

“Esse serviço é para recolhimento de animais de médio e grande porte, incluindo cavalos e gado, os mais frequentes. A partir do recolhimento, a Gerência de Bem Estar Animal faz uma resenha com as características do animal. Com isso, abrimos prazo de cinco dias para o dono requerer seu animal. Se não aparecer o dono, publicamos no Diário Oficial e damos mais cinco dias”, detalha a gestora.

Se após esse prazo complementar, o proprietário não aparecer, o animal vai para doação para lista de interessados já cadastrados. Caso ele apareça, um relatório de apreensão é feito e se abre tempo para que o dono faça uma defesa, que será analisada por uma comissão e esta determinará se ele deverá pagar ou não multa pelo fato. O valor da penalidade está fixado em 40 unidades fiscais municipais, o que representa em torno de R$ 165,64. “Se for reincidência, o valor é dobrado”, frisa Patrícia.