‘Nova’ Árvore de Anita será plantada em jardim histórico de Laguna

O ato solene está previsto para 10h30 e faz parte da programação da Semana Cultural de Laguna, que celebra o aniversário da cidade e o bicentenário de nascimento de Anita Garibadi.
Foto: Paulo Tarso

Cem anos atrás foi plantada no jardim Calheiros da Graça, na Praça Vidal Ramos, em pleno Centro de Laguna, a muda da figueira nascida na quilha dos restos incendiados do barco Seival. Ela cresceu de maneira frondosa e ficou conhecida como Árvore de Anita, sendo o primeiro “monumento” em homenagem à heroína. O plantio foi uma solenidade que atraiu a sociedade da época. Agora, nesta quinta-feira, 4, com todos os protocolos de segurança, esse ato será refeito para plantar uma muda gerada a partir da árvore original.

O ato solene está previsto para 10h30 e faz parte da programação da Semana Cultural de Laguna, que celebra o aniversário da cidade e o bicentenário de nascimento de Anita Garibadi.

“Como a árvore plantada em 1921 foi malcuidada e acabou sucumbindo aos fungos e problemas naturais surgidos nesse século, sendo recentemente arrancada por um vendaval forte, tivemos a ideia de fazê-la ressurgir, com o plantio dessa muda. Usaremos uma pequena amostra, colhida na árvore plantada pelo professor Wolfgang Rau, em sua casa, em Garopaba”, explica o presidente do Instituto CulturAnita, Léo Felipe Nunes.

O plantio também é uma forma de marcar a lembrança do aniversário de morte da heroína, que faleceu em 4 de agosto de 1849, em Mandríole, na Itália. “O Seival foi um barco que uniu duas repúblicas e permitiu o nascimento do idílio entre Anita e Giuseppe. Plantar a rosa no dia 4 serve para mostrar que Anita continua viva em cada homenagem que façamos, seja com o plantio da rosa ou da árvore”, compara Adílcio Cadorin. Diretor do CulturAnita, o escritor e historiador publicou artigo recentemente sobre a importância do barco farroupilha.

Homenagem no Judiciário

Já o Poder Judiciário de Santa Catarina, órgão que também integra as comemorações em homenagem ao bicentenário de Anita Garibaldi, lança no mesmo dia, às 9h, um vídeo especial comemorativo sobre a heroína. Segundo o chefe da Divisão de Documentação e Memória do TJSC, Adelson André Brüggemann, o material audiovisual busca estabelecer uma relação entre a história de Anita Garibaldi e o Poder Judiciário, com o reconhecimento de Laguna como o local de nascimento da heroína. O vídeo põe o TJSC na plataforma virtual editada em diversos idiomas que reunirá todos os eventos e homenagens promovidas pelo bicentenário.

Previous
Next