Frio dá trégua em SC no começo de agosto

Na segunda-feira, 2, a nebulosidade fica mais presente na metade leste catarinense, havendo possibilidade de chuva fraca e isolada por conta da atuação de um sistema de baixa pressão no oceano.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 2,580 visualizações,  4 views today

O mês de julho foi seco, com chuva escassa e pouco significativa, e ainda marcou sua despedida por Santa Catarina com tardes quentes de 22 a 26 de julho, seguidos de tardes frias e períodos noturnos com madrugadas abaixo de zero entre os dias 27 a 31. Nesses últimos dias do mês a variação diurna de temperatura (amplitude térmica) foi de 8°C a 10°C, porém, com mínimas abaixo de zero (de -2°C a -9°C) e máximas que não passaram de 6°C a 7°C durante a tarde. O frio dos últimos dias de julho proporcionou paisagens típicas de inverno, congelante, com formação de geada ampla em SC, sincelo e neve que permaneceram por várias horas sobre o solo, vegetação e árvore, congelando lagos e cascatas da serra catarinense.

Nas próximas semanas o frio dá uma trégua e o ar com mais umidade eleva gradativamente as temperaturas, deixa o litoral do estado com mais nebulosidade, nevoeiros e chuva fraca especialmente no período noturno e amanhece. Na primeira quinzena de agosto a chuva continua escassa, com previsão de chuva para todas as regiões nos dias 13 e 17 de agosto devido à passagem de frentes frias pelo Sul do Brasil e até o final do inverno o frio ainda deve proporcionar ondas de frio no estado, segundo previsão da Epagri/Ciram.

Neste domingo, 1°, áreas de instabilidades que se formam no Paraná avançam para Santa Catarina a partir da madrugada, deixando o céu mais encoberto e com possibilidade de chuva, especialmente na região de divisa com o Paraná e litoral. Apesar da chuva, não são esperados acumulados significativos.

Na segunda-feira, 2, a nebulosidade fica mais presente na metade leste catarinense, havendo possibilidade de chuva fraca e isolada por conta da atuação de um sistema de baixa pressão no oceano. Na metade Oeste, o sol aparece entre pouca nebulosidade. As temperaturas mínimas são baixas entre o Extremo Oeste e o Planalto Sul, variando de 3°C a 8°C. Nas demais regiões, ficam entre 9°C e 13°C. Já as máximas chegam aos 22°C no Extremo Oeste e Litoral Norte e variam de 14 a 20°C nas demais áreas.

Já na terça-feira, 3, um sistema de alta pressão mantém o tempo estável em Santa Catarina, com predomínio do sol e variação de nebulosidade, especialmente no litoral. Não há risco para ocorrências meteorológicas. As temperaturas se mantêm baixas ao amanhecer em Santa Catarina, variando entre 1°C e 6°C entre os planaltos e Extremo Oeste e de 7°C a 13°C nas demais regiões. A tarde a temperatura sobe e varia de 19°C a 22°C na metade oeste e Litoral Norte e entre 16°C e 19°C nas demais regiões.

Entre quarta, 4 e quinta-feira, 5, o sistema de alta pressão se desloca para o oceano, mas segue mantendo as temperaturas baixas ao amanhecer em Santa Catarina, mas devido ao predomínio do sol com variação de nebulosidade, sobem e ficam amenas a tarde.

Em Laguna

DOMINGO: mínima 10ºC e máxima 22ºC – Nebulosidade variável e chuva isolada;
SEGUNDA: mínima 12°C e máxima 23ºC – Sol com chuva no início e final do dia;
TERÇA: mínima 11ºC e máxima 24ºC –
Nebulosidade variável;
QUARTA:
mínima 12ºC e máxima 25ºC –Sol com chuva à noite.

Veja os detalhes:

Domingo (01/08):
Tempo: céu com muitas nuvens em SC, mais encoberto com chuva fraca especialmente do centro ao litoral, no Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
Temperatura: em elevação gradativa no decorrer do dia.
Vento: nordeste, com variações de sudeste no Oeste e Meio Oeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral Sul.
Sistema: corrente de jato em altitude (ventos fortes em médios e altos níveis da atmosfera) e cavado (área alongada de baixa pressão) no litoral de SC.

Segunda-feira (02/08):
Tempo: variação de nebulosidade no decorrer do dia em todas as regiões de SC, com chuva fraca e ocasional no início e fim do dia no Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte.
Temperatura: em elevação gradativa no decorrer do dia.
Vento: nordeste passando a sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral Sul.
Sistema: corrente de jato em altitude (ventos fortes em médios e altos níveis da atmosfera) e cavado (área alongada de baixa pressão) no litoral de SC.

Terça-feira (03/08):
Tempo: sol no Oeste e Meio Oeste de SC, com variação de nebulosidade no decorrer do dia do Planalto ao litoral e no Vale do Itajaí.
Temperatura: em elevação.
Vento: sudeste, fraco a moderado.

Quarta-feira e quinta-feira (04 e 05/08):
Tempo: sol no Oeste e Meio Oeste e variação de nuvens com chuva fraca à noite de Laguna ao norte do estado.
Temperatura: em elevação.
Vento: sudeste e leste, com variações de nordeste no Oeste na quinta-feira, fraco a moderado.

Previous
Next