Deputados homenageiam Anita com sessão solene na capital

Trajetória de Anita, tida por muitos como a principal figura feminina na consolidação do modelo republicano no mundo, foi destacada no evento.
Foto: Daniel Conzi/Agência AL
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 1,392 visualizações,  4 views today

Anita Garibaldi foi homenageada em uma sessão especial da Assembleia Legislativa (Alesc), em Florianópolis, na segunda-feira, 23. A solenidade foi organizada pela Mesa Diretora do Legislativo catarinense e fez parte das programações do bicentenário de nascimento da lagunense, comemorados na próxima segunda-feira, 30.

A trajetória de Anita, tida por muitos como a principal figura feminina na consolidação do modelo republicano no mundo, foi destacada no evento que atraiu autoridades de Laguna, Anitápolis, Garopaba e Tubarão, e do Estado, como a vice-governadora Daniela Reinehr (sem partido) e o deputado federal Coronel Armando (PSL).

“Anita Garibaldi saiu daqui de Santa Catarina com apenas 18 anos e morreu com 27 anos de idade. Em apenas um ano e oito meses na Itália se tornou a mãe da pátria italiana e a heroína de dois mundos”, contou Adílcio Cadorin, autor de Anita: guerreira das repúblicas e da liberdade. “Nenhuma outra pegou em armas para lutar por quatro repúblicas, em dois continentes diferentes, pela república catarinense, república riograndense, república uruguaia e república romana”, exemplificou Cadorin.

Em discurso, Armando informou que está prevista para a próxima segunda-feira, 30, a cerimônia de lançamento do selo comemorativo do bicentenário de Anita Garibaldi, que e no dia 20 de setembro, serão lançadas 200 medalhas de prata e 200 de bronze em comemoração à data histórica. Já o presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e da comissão estadual comemorativa ao bicentenário de Anita Garibaldi no estado, Edson Lemos, ressaltou que são mais de 160 eventos comemorativos em Santa Catarina e confirmou para os dias 12, 13 e 14 de novembro, com apoio do governo estadual, o retorno da apresentação do espetáculo A Tomada de Laguna, como forma de homenagear o bicentenário do nascimento de Anita Garibaldi.

A atriz lagunense Lize Souza, que já viveu o papel da heroína diversas vezes, tanto no cinema quanto no teatro, e atualmente é a responsável pelo Museu Casa de Anita, em Laguna, apresentou durante a sessão especial o discurso de Anita, texto de autoria de Adílcio Cadorin. Em seguida, as Guardiãs de Anita, apresentaram o hino oficial do grupo.