Previous
Next

Celesc anuncia reajuste e conta de energia fica mais cara a partir do dia 22

Reajustes anuais estão previstos no contrato de concessão para igualar as tarifas com base nos investimentos para a prestação de serviços de distribuição e a cobertura de despesas efetivamente reconhecidas pela reguladora.
Foto: André Luiz/Agora Laguna

A partir do próximo dia 22 de agosto, a conta de energia vai ficar mais cara em Santa Catarina. Como parte do reajuste tarifário anual da Celesc, a companhia anunciou um reajuste de 5,65%, conforme homologação feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), reguladora nacional do setor.

O reajuste é válido até agosto de 2022, mas é menor do que o aplicado por outras companhias com o mesmo porte da empresa catarinense, segundo informou a Celesc. Essa afirmação é baseada no fato de a concessionária ter ganho a ação judicial que excluiu a cobrança do ICMS da base de cálculo do PIS/Confins. Se essa taxa ainda incidisse no valor final, o reajuste seria de 14%.

Os reajustes anuais estão previstos no contrato de concessão para igualar as tarifas com base nos investimentos para a prestação de serviços de distribuição e a cobertura de despesas efetivamente reconhecidas pela reguladora. O consumidor paga a conta e o recurso é revertido para arcar com os custos de geração, transmissão, distribuição, encargos sociais e impostos.