Aproximação entre cidades da Itália e do Brasil pode gerar projetos

Em nota, o Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) externou uma avaliação positiva da live, transmitida ao público via Youtube. "Os feitos e conquistas obtidos ao longo destes mais de dois anos de projetos desenvolvidos ainda reverberarão por muito tempo nas cidades que têm a heroína como elo ímpar e importante para o seu desenvolvimento socioeconômico e turístico-cultural", disse a entidade.
Foto: Luís Claudio Abreu/CulturAnita

Assim como ocorreu dois anos atrás, as cidades brasileiras e italianas que têm relação com Anita Garibaldi voltaram a se unir em uma videoconferência. O evento virtual foi neste sábado, 28, e aconteceu no Cine Teatro Mussi, como parte das comemorações internacionais do bicentenário de nascimento da heroína catarinense, celebrados na próxima segunda-feira, 30.

Em nota, o Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) externou uma avaliação positiva da live, transmitida ao público via Youtube. “Os feitos e conquistas obtidos ao longo destes mais de dois anos de projetos desenvolvidos ainda reverberarão por muito tempo nas cidades que têm a heroína como elo ímpar e importante para o seu desenvolvimento socioeconômico e turístico-cultural”, disse a entidade.

Para o diretor do instituto, Adílcio Cadorin, é a solidificação de parcerias. “É um start para grandes ações que podem ser realizadas daqui para frente unindo prefeituras de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, e italianas. Prefeituras das cidades onde Anita passou e deixou um legado enorme”, analisa. “Anita continua atraindo para Laguna todos os olhares do mundo e estimulando o potencial para desenvolvermos o turismo cultural e histórico”, acrescenta o prefeito Samir Ahmad (PSL), de Laguna.

As possibilidades turísticas foram reconhecidas pelos italianos. “Estamos interessados em replicar aqui, o que o Brasil já faz, que são os ‘Caminhos de Anita’, e desenvolver os 130 quilômetros por onde nossa heroína passou nos últimos dias em vida”, comenta a prefeita de Verucchio, Stefania Sabba.

O encontro reuniu o diretor do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), Adílcio Cadorin; prefeitos Samir Ahmad (Laguna), Joares Ponticelli (Tubarão), Rosenvaldo Junior (Imbituba), Solange Back (Anitápolis), Moisés Pedone (Mostardas, RS); João Cidinei (Anita Garibaldi); secretário de Turismo Rogério Pisetta (Triunfo, RS); assessores culturais Aldo Dolberth (Curitibanos) e Camila Rozzette (Garopaba); deputado federal coronel Luiz Armando; e o cônsul da Itália para SC e PR, Salvatore Di Venezia.

As autoridades italianas que participaram foram: prefeitos Silverio Zabberoni (Borghi), Stefania Sabba (Verucchio), Jader Giancarlo (Modigliana), Ronny Raggini (Poggio Torriana) e Massimo Falciani (Dovadola); vice-prefeito Eugenio Fusignani (Ravenna, cidade-irmã de Laguna); historiador Andrea Antonioli (Diretor do Museu e Biblioteca Renzi); representantes Alessandro D’Alessandro (Aprília) e Valentina Maestri (Longiano); e Contanza Samuelli Ferretti, descendente do Casal Garibaldi. Ainda: Sílvio Monticelli (presidente da Associação Veterano Reduto Garibaldini, de Cesenático); Valerio Benelli (da mesma associação, de Rimini); e Giorgio Beleffi (presidente da CAv. UFF).

 

Notícias relacionadas

Previous
Next