Trabalhos de professora da Udesc Laguna são premiados em concurso nacional

O concurso é realizado pela Comissão de Políticas Urbanas e Ambientais (CPUA) do CAU, e visa fomentar iniciativas de educação urbanística e ambiental entre estudantes do Ensino Fundamental. 
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna
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Dois trabalhos idealizados pela professora Luiza Helena Ferraro, do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, foram premiados no Concurso CAU Educa, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-BR).

Desenvolvidos pela docente da Udesc e outros cinco arquitetos vinculados à Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj), os trabalhos (veja abaixo) foram premiados na categoria Práticas Pedagógicas. O resultado foi anunciado na última segunda-feira, 19.

O concurso é realizado pela Comissão de Políticas Urbanas e Ambientais (CPUA) do CAU, e visa fomentar iniciativas de educação urbanística e ambiental entre estudantes do Ensino Fundamental.

Além da categoria Práticas Pedagógicas, a iniciativa premia trabalhos na modalidade Ações de Arquitetos e Urbanistas nas Escolas.

Práticas

Ao todo, o grupo responsável pelos projetos premiados inscreveu quatro propostas no concurso – três práticas pedagógicas e uma ação de arquiteto e urbanista na escola. Todas têm como objetivo “pensar a educação urbanística e ambiental voltada ao ensino fundamental” e foram premiadas em suas categorias.

De acordo com Luiza Helena, a participação no concurso possibilita que as práticas pedagógicas e ações de arquitetos e urbanistas nas escolas “alcancem maior difusão e contribuam para que habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável sejam incorporados no aprendizado sobre a cidade e território vivido pelas crianças”.

Propostas e autores

Além de Luiza Helena, são autores dos trabalhos os pesquisadores Alexandre Maurício Matiello, Ana Laura Vianna Villela, Giselle Arteiro Nielsen Azevedo, Mariana Coviello Pereira e Rafael Ferreira Diniz Gomes.

Uma das práticas premiadas, intitulada “LudiCidade”, possibilita que a criança perceba e identifique objetos adaptados a diversos contextos urbanos. A  atividade transformada em jogo é fundamentada no entendimento de atributos básicos relacionados à qualidade dos lugares urbanos: mobilidade, permanência, convivência e atividades.

Já a prática pedagógica “ODS em ação” é organizada a partir da discussão dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, definidos pela Organização Geral das Nações Unidas (ONU) em 2015. A proposta consiste em um jogo de diferentes fases. “A prática se relaciona aos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser”, explica Luiza Helena.

Sobre a professora

Luiza Helena Ferraro é professora colaboradora no curso de Arquitetura e Urbanismo, da Udesc Laguna, e doutoranda no Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Ufrj. É integrante do grupo de pesquisa Ambiente-Educação, da Ufrj, e do Coletivo Ciranda – Grupo de Pesquisa Infância, Cidadania e Redes Educativas, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Udesc.

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