Temperatura negativa e geada generalizada no início de semana

Esse frio pode ser o mais intenso do ano. No período da noite e amanhecer de terça-feira, 20, temperatura negativa em boa parte do estado, chegando a -7 a  -9°C na serra.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

A forte massa de ar polar no Sul do Brasil acompanhada do ciclone extratropical na altura do litoral do Uruguai e Rio Grande do Sul vai deixando os próximos dias com frio intenso em toda Santa Catarina, segundo previsão da Epagri/Ciram.

Na manhã desta segunda-feira, 19, tem condição de chuva congelada ou neve nas áreas altas do Planalto Sul, devido a temperatura baixa e a umidade mais elevada. No período da noite e amanhecer de terça-feira, 20, temperatura negativa em boa parte do estado, chegando a -7 a  -9°C na serra. Previsão de formação de geada generalizada em SC de forma mais ampla do Oeste ao Planalto e isolada no Litoral Sul, Florianópolis Serrana e Vale do Itajaí. No Litoral, a temperatura mínima deve variar de 0°C e 7°C. Esse frio pode ser o mais intenso do ano.

Na quarta-feira, 21, um sistema de alta pressão mantém o tempo firme em todo o estado, inibindo a formação de nebulosidade. O dia começa com um amanhecer frio, marcando temperaturas de 3 a 10°C, e esquenta rapidamente no período da tarde, com máximas na casa dos 20°C.

Entre quinta, 22, e sexta-feira, 23, o tempo segue firme em todo o estado de Santa Catarina, sem nebulosidade, devido a atuação de uma região de alta pressão. Com o predomínio dos ventos de quadrante norte/nordeste. Em relação aos dias anteriores as temperaturas se elevam, com manhãs mais amenas e máximas de 20 a 30°C no período da tarde.

Em Laguna

Segunda: mínima 3ºC e máxima 16ºC – Ensolarado;
Terça: mínima 4°C e máxima 16ºC – Ensolarado;
Quarta: mínima 7ºC e máxima 18ºC –
Ensolarado;
Quinta:
mínima 8ºC e máxima 19ºC –Ensolarado.

Veja os detalhes:

Segunda-feira (19/07):
Tempo: estável, frio e ensolarado em todas as regiões de SC. No Planalto Sul precipitação de neve na manhã e início da tarde.
Temperatura: com pouca elevação, mais baixa no Meio Oeste e Planalto, sobretudo nas áreas altas (acima de 700/800m).
Vento:  oeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas no Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis.
Sistema: intensa massa de ar polar em SC.

Terça-feira (20/07):
Tempo: estável, frio e ensolarado em todas as regiões de SC.
Temperatura: baixa na madrugada e amanhecer em boa parte do estado, com mínima próxima de 0°C e negativa nas áreas altas (acima de 700/800m), chegando a -7°C no Planalto Sul, com formação de geada generalizada, de forma mais ampla do Oeste ao Planalto e isolada no Litoral Sul, Alto Vale do Itajaí e Florianópolis Serrana.
Vento:  sul passando a nordeste, fraco a moderado.
Sistema: intensa massa de ar polar em SC.

Quarta e Quinta-feira (21 e 22/07):
Tempo: firme com nevoeiros ao amanhecer, sol e poucas nuvens no restante do período em SC.
Temperatura: em elevação no decorrer do dia,mais baixa na madrugada e amanhecer, com geada nas áreas altas do Meio Oeste, Planalto Sul e Norte.
Vento: nordeste, com variações de sudeste do Oeste ao Litoral Sul na quarta-feira, fraco a moderado.

Sexta-feira (23/07):
Tempo: firme com nevoeiros ao amanhecer, sol do Oeste ao Planalto e com algumas nuvens no Litoral.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste, fraco a moderado.