Previous
Next

Resgate feito em Laguna inspira Dia da Baleia-franca, comemorado hoje

Neste sábado, 31, é comemorado o Dia da Baleia-franca. A data foi motivada por um resgate realizado na Praia do Sol, em Laguna, no ano de 2003.

Nascida um ano antes, a baleia catalogada como B219-02, recebeu o nome de Sunset, que quer dizer pôr do sol, em inglês. Uma referência ao balneário onde encalhou.

Quatorze anos após o fato, em 31 de julho de 2017, foi avistada de volta à Santa Catarina pela primeira vez depois do resgate. E veio acompanhada de um filhote, uma baleia semi-albina.

“Foi a primeira vez que tive de lidar com uma situação como aquela, foi uma experiência difícil, mas ao final incrível, com o sucesso do resgate. Sempre fiquei na expectativa para ela voltasse, e a descoberta do retorno foi tão significativa que surgiu a ideia de criar a data para comemorar, mas também chamar a atenção para a necessidade de preservação dos oceanos visando a conservação das baleias, para que continuem retornando para nosso litoral”, relembra a diretora de Pesquisa do Instituto Australis, Karina Groch.

Por coincidência, Karina, que é responsável por fazer a análise das fotografias das baleias registradas no litoral catarinense, foi quem detectou que a baleia havia retornado.

Atualmente, aleia-franca é a única espécie de baleia ameaçada de extinção que se reproduz na costa brasileira, e é monitorada pelo ProFRANCA, que conta com patrocínio Petrobras. “Nosso maior sonho é que a baleia-franca se recupere e saia da lista de espécies ameaçadas”, conclui Karina.

Previous
Next