Em tempos de pandemia, muitos ladrões têm se aproveitado para adentrar nas residências de forma “disfarçada” com o fim de subtrair objetos das pessoas. Esses disfarces muitas vezes são manifestados como representantes de empresas de manutenção pública ou privada, outros como supostos vendedores, religiosos, etc. O que destaca-se nestes casos é a aparência daquilo que é comum!
A Teoria do Triangulo do Crime (Figura 1) diz que os crimes acontecem por dois motivos: por uma OPORTUNIDADE fácil e pela VONTADE do agente em subtrair para si coisa alheia. A VÍTIMA é o terceiro ponto e que completa esse tripé (CLARKE e FELSON, 1998).
Mas o que são essas OPORTUNIDADES?
Antigamente era comum as pessoas se conhecerem mais facilmente, e isso gerava um vínculo muito forte entre as pessoas e benéfico para a Segurança das pessoas nas comunidades. Atualmente, a tendência é a vida mais privada de vínculos e isso tem contribuído com o aumento da criminalidade. Por isso que Programas de Prevenção Situacional, como a Rede de Vizinhos, existem para estreitar os laços entre as pessoas do bairro e também para planejar Projetos de Intervenção, que consiste em melhorar a vida das pessoas, a paz social e a tranquilidade pública nas localidades (FARIAS & LIVRAMENTO, 2018).
No que se refere a questão patrimonial há algumas formas de se PREVENIR dos crimes de furtos ou até mesmo de assaltos em residências, tais como:
- ENTRE numa Rede de Vizinhos, pois é um programa que atua na Prevenção Situacional numa determinada localidade e que reforça o princípio da Observação Social, bem como o princípio da Polícia de Proximidade com as forças policiais (FARIAS & LIVRAMENTO, 2017; FARIAS, 2018);
- OBSERVE como estão os sistemas de proteção básico de sua residência, tais como: fechaduras de portas e janelas, situação das madeiras de portas e janelas, iluminação externa, alarmes e sistemas de videomonitoramento – contrate empresas de confiança para fazer as manutenções nesses sistemas.
- MANTENHA contato com vizinhos próximos, os mais chegados, informando-os sobre pessoas estranhas na localidade. Essa postura ativa dos cidadãos afasta criminosos do bairro.
- SOLICITE uma Visita Preventiva Residencial da Guarnição Policial que apontará os pontos vulneráveis da residência.
- OBSERVE a situação externa do seu imóvel, tais como terrenos baldios, casas abandonadas. Caso tenha alguns desses problemas contacte o morador/proprietário do imóvel, bem como o serviço de manutenção de limpeza pública da cidade.
- SÓ deixe entrar na sua residência pessoas de confiança, profissionais de empresas que você é cliente. Mesmo assim, tenha o hábito de não deixar a mostra objetos e eletrodomésticos de valor. Deixamos esse ponto para o final do Artigo, pois de nada adianta cuidar de uma parte e esquecer outras principais.
Por fim, finalizo dizendo que se você tem o hábito de cuidar e zelar a sua casa, com certeza isso é um fator primordial para que sua família esteja num ambiente seguro, tranquilo e de equilíbrio.
Dúvidas, criticas ou mais informações favor entrar em contato através do WhatsApp 48 99969-7221 ou via Instagram @eng.evandrofarias.
FONTE:
CLARKE, R.V. e FELSON, Marcus. Opportunity makes the thief: practical theory for crime prevention. Police Research Series, Paper 98. Home Office. Policing and reducing crime unit. London, November 1998.
FARIAS, Evandro dos Passos; LIVRAMENTO, Peterson do. Princípios utilizados no processo de intervenções em bairros com redes de vizinhos. SUCEG – Seminário de Universidade Corporativa e Escolas de Governo, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 791-801, dec. 2017.
FARIAS, Evandro dos Passos; LIVRAMENTO, Peterson do. O Programa Rede de Vizinhos como fomentador da Transformação social. 2º Seminário Internacional de Proteção e Defesa Civil. Importância das Políticas Públicas na Redução de Riscos e Desastres. Mar. 2018.
FARIAS, Evandro dos Passos. Diagnóstico Social pós implantação da Rede de Vizinhos no bairro Barranceira, cidade de Laguna/SC. V Seminário Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Segurança Pública. Jun. 2018.