Prevenção em dicas: Quem deve entrar na minha residência?

Antigamente era comum as pessoas se conhecerem mais facilmente, e isso gerava um vínculo muito forte entre as pessoas e benéfico para a Segurança das pessoas nas comunidades.  Atualmente, a tendência é a vida mais privada de vínculos e isso tem contribuído com o aumento da criminalidade. Por isso que Programas de Prevenção Situacional, como a Rede de Vizinhos, existem para estreitar os laços entre as pessoas do bairro e também para planejar Projetos de Intervenção, que consiste em melhorar a vida das pessoas, a paz social e a tranquilidade pública nas localidades.
Ilustração: Evilym Lima/Editoria de Arte
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 2,329 visualizações,  8 views today

Em tempos de pandemia, muitos ladrões têm se aproveitado para adentrar nas residências de forma “disfarçada” com o fim de subtrair objetos das pessoas. Esses disfarces muitas vezes são manifestados como representantes de empresas de manutenção pública ou privada, outros como supostos vendedores, religiosos, etc. O que destaca-se nestes casos é a aparência daquilo que é comum!

A Teoria do Triangulo do Crime (Figura 1) diz que os crimes acontecem por dois motivos: por uma OPORTUNIDADE fácil e pela VONTADE do agente em subtrair para si coisa alheia. A VÍTIMA é o terceiro ponto e que completa esse tripé (CLARKE e FELSON, 1998).

Mas o que são essas OPORTUNIDADES?

Antigamente era comum as pessoas se conhecerem mais facilmente, e isso gerava um vínculo muito forte entre as pessoas e benéfico para a Segurança das pessoas nas comunidades.  Atualmente, a tendência é a vida mais privada de vínculos e isso tem contribuído com o aumento da criminalidade. Por isso que Programas de Prevenção Situacional, como a Rede de Vizinhos, existem para estreitar os laços entre as pessoas do bairro e também para planejar Projetos de Intervenção, que consiste em melhorar a vida das pessoas, a paz social e a tranquilidade pública nas localidades (FARIAS & LIVRAMENTO, 2018).

No que se refere a questão patrimonial há algumas formas de se PREVENIR dos crimes de furtos ou até mesmo de assaltos em residências, tais como:

  1. ENTRE numa Rede de Vizinhos, pois é um programa que atua na Prevenção Situacional numa determinada localidade e que reforça o princípio da Observação Social, bem como o princípio da Polícia de Proximidade com as forças policiais (FARIAS & LIVRAMENTO, 2017; FARIAS, 2018);
  2. OBSERVE como estão os sistemas de proteção básico de sua residência, tais como: fechaduras de portas e janelas, situação das madeiras de portas e janelas, iluminação externa, alarmes e sistemas de videomonitoramento – contrate empresas de confiança para fazer as manutenções nesses sistemas.
  3. MANTENHA contato com vizinhos próximos, os mais chegados, informando-os sobre pessoas estranhas na localidade. Essa postura ativa dos cidadãos afasta criminosos do bairro.
  4. SOLICITE uma Visita Preventiva Residencial da Guarnição Policial que apontará os pontos vulneráveis da residência.
  5. OBSERVE a situação externa do seu imóvel, tais como terrenos baldios, casas abandonadas. Caso tenha alguns desses problemas contacte o morador/proprietário do imóvel, bem como o serviço de manutenção de limpeza pública da cidade.
  6. SÓ deixe entrar na sua residência pessoas de confiança, profissionais de empresas que você é cliente. Mesmo assim, tenha o hábito de não deixar a mostra objetos e eletrodomésticos de valor. Deixamos esse ponto para o final do Artigo, pois de nada adianta cuidar de uma parte e esquecer outras principais.

Por fim, finalizo dizendo que se você tem o hábito de cuidar e zelar a sua casa, com certeza isso é um fator primordial para que sua família esteja num ambiente seguro, tranquilo e de equilíbrio.

Dúvidas, criticas ou mais informações favor entrar em contato através do WhatsApp 48 99969-7221 ou via Instagram @eng.evandrofarias.

 

FONTE:

CLARKE, R.V. e FELSON, Marcus. Opportunity makes the thief: practical theory for crime prevention. Police Research Series, Paper 98. Home Office. Policing and reducing crime unit. London, November 1998.

FARIAS, Evandro dos Passos; LIVRAMENTO, Peterson do. Princípios utilizados no processo de intervenções em bairros com redes de vizinhos. SUCEG – Seminário de Universidade Corporativa e Escolas de Governo, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 791-801, dec. 2017.

FARIAS, Evandro dos Passos; LIVRAMENTO, Peterson do. O Programa Rede de Vizinhos como fomentador da Transformação social. 2º Seminário Internacional de Proteção e Defesa Civil. Importância das Políticas Públicas na Redução de Riscos e Desastres. Mar. 2018.

FARIAS, Evandro dos Passos. Diagnóstico Social pós implantação da Rede de Vizinhos no bairro Barranceira, cidade de Laguna/SC. V Seminário Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Segurança Pública. Jun. 2018.

Os artigos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Agora Laguna.

Previous
Next

Útimas Notícias

Previous
Next

Relacionados