Prepare-se: frio intenso com temperatura negativa em SC

As madrugadas e o amanhecer de segunda, 19, e terça-feira, 20, serão os mais frios da semana, com temperatura próxima de 0°C e negativa em boa parte do estado.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Uma intensa massa de ar frio e o deslocamento de um ciclone extratropical na altura do litoral da Argentina e Uruguai irão derrubar as temperaturas em Santa Catarina, segundo alerta da Epagri/Ciram.

Na madrugada deste domingo, 18, há uma pequena chance de chuva congelada ou neve nas áreas altas do Meio-Oeste e Planalto Sul, devido à umidade mais elevada e à temperatura baixa, próxima de 0°C. Nesse dia, o vento moderado a forte com rajadas de 60 a 80km/h aumenta a sensação de frio e a temperatura ocorrerá à noite.

Não se descarta a ocorrência de geada negra especialmente nas regiões do Oeste ao Planalto. As madrugadas e o amanhecer de segunda, 19, e terça-feira, 20, serão os mais frios da semana, com temperatura próxima de 0°C e negativa em boa parte do estado, chegando a -7°C na serra, com formação de geada generalizada e ampla do Oeste ao Planalto e isolada no Litoral Sul, Florianópolis Serrana e Alto Vale do Itajaí, devido à massa de ar polar.

Na maioria dos municípios do Litoral a temperatura mínima chegará a 0°C e 6°C. A onda de frio pode ser mais intenso do que a anterior, no início do mês de julho.

Na terça, 20, e quarta-feira, 21, o tempo firme se mantém no estado, com predomínio de sol em todas as regiões. As temperaturas devem se manter baixas pela manhã, principalmente na terça-feira, e com gradual elevação durante o dia.

Em Laguna

Sábado: mínima 10ºC e máxima 23ºC – Sol com algumas nuvens;
Domingo: mínima 5°C e máxima 12ºC – Sol com chuva no início do dia;
Segunda: mínima 2ºC e máxima 15ºC –
Ensolarado;
Terça:
mínima 4ºC e máxima 16ºC –Ensolarado.

Veja os detalhes:

Sábado (17/07):
Tempo: manhã com mais nuvens em SC, com chuva fraca por alguns momentos na Grande Florianópolis e norte do estado. No decorrer do dia, sol em todas as regiões do estado.
Temperatura: pequena elevação, com declínio no fim do dia.
Vento: noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral Sul.
Sistema: alta pressão sobre o oeste do Sul do Brasil e uma frente fria avança pelo Uruguai e RS no decorre do dia.

Domingo (18/07):
Tempo: madrugada com mais nuvens nas áreas próximas ao RS, com pequena chance de chuva congelada e/ou neve nas áreas altas do Meio-Oeste e Planalto Sul. No decorrer do dia, tempo seco e ensolarado em SC.
Temperatura: em queda acentuada, com temperatura mínima à noite próxima de 0°C nas áreas altas (acima de 700/800m) no Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte, chegando a -5°C no Planalto Sul. Não se descarta a possibilidade de geada negra devido ao vento forte.
Vento:  sudoeste a sul, moderado com rajadas fortes de 60 a 80km/h. Esse vento deixa a sensação de frio maior no estado.
Sistema: alta pressão (intensa massa de ar frio) no Sul do Brasil e ciclone extratropical em deslocamento pelo litoral do Uruguai.

Segunda e terça-feira (19 e 20/07):
Tempo: estável, frio e ensolarado em todas as regiões de SC, com formação de nevoeiros isolados na madrugada e noite de terça-feira.
Temperatura: baixa, com mínima próxima de 0°C e negativa nas áreas altas (acima de 700/800m) em boa parte do estado, chegando a -7°C no Planalto Sul, com formação de geada generalizada, de forma mais ampla do Oeste ao Planalto e isolada no Litoral Sul, Alto Vale do Itajaí e Florianópolis Serrana.
Vento:  sudoeste a sul, passando a nordeste na terça-feira, fraco a moderado.

Quarta-feira (21/07):
Tempo: sol em SC, com nevoeiros ao amanhecer e mais nuvens a partir da tarde do Planalto ao Litoral.
Temperatura: em elevação, mais baixa na madrugada e amanhece nas áreas mais altas do estado com geada isolada.
Vento:  sul a sudeste, fraco a moderado.