Morreu na madrugada desta terça-feira, 6, o comunicador Vânio Luiz dos Santos Justino, 64 anos. Ele tinha 50 anos de carreira no rádio sul catarinense e começou a trabalhar ainda jovem no meio.
Atualmente, Vânio Santos, como era chamado, comandava o Manhã total e o A noite é show, pela Rádio Difusora de Laguna. Segundo colegas da emissora, ele trabalhou normalmente no dia anterior. Em nota, a 91,5 FM informou que fará uma programação especial em homenagem ao comunicador.
Segundo informações iniciais, o radialista sofreu um acidente vascular cerebral hemorrágico e foi encaminhado ao Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, chegou a ser sedado, mas não resistiu.
Segundo a família, o velório irá ocorrer na Central de Luto Cristo Rei (ao lado da escola Almirante Lamego), no Centro, entre 13h e 16h. O local de sepultamento ainda não foi informado.
Quem foi Vânio Santos
Nascido em Siderópolis, “mas criado na Roseta”, como dizia, Vânio Santos vem de uma família de locutores. O pai, Nerino Justino, foi técnico das emissoras de rádio de Laguna e não tardou a guiá-lo nesse ramo.
A carreira começou ainda cedo, aos 14 anos, na extinta Rádio Garibaldi de Laguna. Depois, levado por João Batista Cruz, foi para a Rádio Difusora. Entre os anos de 1980 e começo da década de 2000, Santos passaria pelas rádios Marconi (Urussanga), Hulha Negra (Criciúma), e Tubá (Tubarão). Também teve passagens pela UnisulTV e Rádio Cruz de Malta (Lauro Müller).
Versátil, foi apresentador de musicais, jornalísticos, fez reportagem de rua e foi narrador esportivo – na última experiência, em 2018, em uma parceria da Difusora com a antiga Bandeirantes AM, de Tubarão, um dos gols do jogo que transmitiu pela Cadeira Verde-Amarela foi reproduzido no quadro “Redação AM”, do SporTV, canal por assinatura.
Por ocasião dos seus 60 anos de vida, em 2017, Santos foi entrevistado pelo Jornal de Laguna e comparou sua relação com o rádio como se fosse um casamento: “Eu e o rádio? Na saúde e na doença, até que a morte nos separe”.