Previous
Next

Governo libera R$ 10 milhões para obras no Camacho

Com a obra, será refeita a ligação da lagoa com o oceano por meio da barra. A abertura vai permitir oxigenação e a salinização do complexo lagunar, o que vai gerar aumento de peixes e crustáceos.
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Foi oficialmente assinado nesta quarta-feira, 1°, o convênio para as obras de enrocamento e desassoreamento do canal da Barra do Camacho. As obras vão custar R$ 10 milhões aos cofres do governo estadual.

Os recursos têm objetivo principal de auxiliar a pesca, meio de sustento de aproximadamente três mil famílias da região e também preservar o meio ambiente.

“Eu vivi 25 anos trabalhando aqui nesta importante região Sul. E agora, no Governo do Estado, temos a parceria dos parlamentares que nos trazem as demandas. A obra na barra do Camacho vai melhorar a vida dos pescadores, tornar o local mais atrativo para a pesca, trazer riqueza e segurança”, afirma o governador Carlos Moisés (PSL).

Com a obra, será refeita a ligação da lagoa com o oceano por meio da barra. A abertura vai permitir oxigenação e a salinização do complexo lagunar, o que vai gerar aumento de peixes e crustáceos.

“Essa questão da Barra do Camacho é uma demanda debatida há mais de 20 anos. Já foi feito o desassoreamento do canal em outras oportunidades, mas nada que fosse uma ação para resolver o problema definitivamente. Isso que buscamos e vamos fazer agora. É um compromisso que o governador assumiu e agora vem honrar”, diz o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira.

A prefeitura de Jaguaruna será a responsável por licitar e executar a obra. O projeto foi feito pela Amurel para a prefeitura.

“É um sonho de toda a vida que vai se tornar realidade. Vai parar a prática de política em cima da fome, onde todo ano era dado um trocado para abrir a barra e isso nunca acontecia, os problemas continuavam os mesmos. Por isso, hoje, esse anúncio nos deixa esperançosos e acreditando na efetivação desta tão importante obra”, comenta o presidente da Associação de Pescadores de Garopaba do Sul, Jaime Mariano Porto.

Notícias relacionadas