Previous
Next

Frio deve seguir até o final de semana, em Laguna

Na quinta-feira, 29, o destaque continua sendo o frio intenso. A atuação da massa de ar frio deixa o dia com predomínio de sol em todas as regiões. Apesar disso, a umidade deslocada sobre a serra catarinense favorece a chance de precipitação invernal no início do dia.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Uma massa de ar polar no Litoral Sul do Brasil, associada a umidade, deixa a temperatura negativa e favorece a condição de chuva congelada ou neve nas áreas mais altas do Planalto Sul na tarde desta quarta-feira, 28, segundo alerta da Epagri/Ciram. Esta condição se mantém até a manhã de quinta e também pode ocorrer nas áreas mais altas do Meio Oeste, Planalto Norte e até mesmo no Alto Vale do Itajaí.

Os valores de temperatura mínima do ar variam de 0 e 5°C em boa parte de Santa Catarina e as menores entre -1 e -5°C. Nos topos de Serra do Planalto Sul, as menores valores podem variar entre -5 a -8 graus.

Na quinta-feira, 29, o destaque continua sendo o frio intenso. A atuação da massa de ar frio deixa o dia com predomínio de sol em todas as regiões. Apesar disso, a umidade deslocada sobre a serra catarinense favorece a chance de precipitação invernal no início do dia. As temperaturas entre a madrugada e o amanhecer ficam entre -9°C e -4°C nos planaltos e Meio Oeste. -4°C e -1°C no Oeste e Grande Florianópolis Serrana e entre 0°C e 5°C no litoral, havendo condição para geada ampla no estado. A tarde as máximas variam de 5°C a 11°C entre os planaltos e oeste e entre 12°C e 14°C no litoral e Vale do Itajaí.

Na sexta-feira, 30, Santa Catarina segue sob a sensação de frio intenso e temperaturas próximas ou abaixo dos 5°C no litoral, entre -5°C e 0°C entre os planaltos, oeste, Alto Vale e Grande Florianópolis Serrana. O tempo segue firme, com pouca ou ausência de nuvens, e condição favorável para formação de geada ampla entre a madrugada e o amanhecer.

O final de semana segue sob influência de uma massa de ar frio, mantendo o tempo firme, com predomínio do sol e temperaturas baixas ao amanhecer em todo o estado (abaixo dos 10°C no litoral, abaixo de 5°C no oeste e próximo ou abaixo de 0°C entre os planaltos e Meio Oeste).

Vento forte, mar muito agitado no litoral

Um intenso sistema de alta pressão no Sul do Brasil e baixa pressão sobre o mar, em frente ao litoral do Uruguai entre esta quarta e sexta-feira, traz a previsão para vento forte de sudoeste e sul (SW e S), com rajadas de 50 km/h a 70km/h, mais intensas ao Sul de Florianópolis. Mar muito agitado com ondulação de Sul (S), com altura média de 1,5 a 2,0 m e picos de 3,0 a 3,5m, mais altos ao Sul de Florianópolis.

Em Laguna

QUARTA: mínima 2ºC e máxima 13ºC – Ensolarado;
QUINTA: mínima 2°C e máxima 14ºC – Sol com algumas nuvens;
SEXTA: mínima 1ºC e máxima 13ºC –
Sol com algumas nuvens;
SÁBADO:
mínima 3ºC e máxima 15ºC – Sol com aumento de nuvens.

Veja os detalhes:

Quarta-feira (28/07):
Tempo: predomínio de sol em SC. A partir da tarde, mais nebulosidade no Sul do estado. No Planalto Sul, condições de neve e/ou chuva congelada.
Temperatura: amena mesmo durante o dia.
Vento: sudoeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.
Sistema: avanço de intenso sistema de alta pressão (massa de ar polar) ao Sul do Brasil.

Quinta-feira (29/07):
Tempo: mais nuvens e condições de chuva congelada e/ou neve nas áreas mais altas do Planalto Sul, Meio Oeste, parte do Alto vale do Itajaí e Planalto Norte. Nas demais regiões, céu claro.
Temperatura: muito baixa com formação de geada ampla em SC.
Vento: sudoeste e sul, moderado, fraco a moderado.

Sexta-feira (30/07):
Tempo: sol com poucas nuvens em SC, com nevoeiros e mais nuvens na madrugada e amanhecer do Meio Oeste e no Litoral Sul.
Temperatura: em elevação gradativa no decorrer do dia, e baixa com formação de geada do Meio Oeste ao Planalto e em área altas do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
Vento: sudeste, fraco a moderado.

Sábado (31/07):
Tempo: sol com poucas nuvens em SC, com nevoeiros na madrugada e amanhecer. A partir da tarde, mais nebulosidade do estado e chuva isolada à noite no Meio Oeste.
Temperatura: em elevação gradativa no decorrer do dia, e baixa com formação de geada no Planalto Sul.
Vento: sudeste, fraco a moderado.

Domingo (01/08):
Tempo: céu encoberto com chuva no decorrer do dia nas regiões que fazem divisa com o RS e no decorrer do dia nas outras regiões.
Temperatura: em elevação gradativa no decorrer do dia.
Vento: sudeste, fraco a moderado.

Notícias relacionadas