Florianópolis sedia exposição sobre Anita

Mostra foi elaborada durante vários meses por uma equipe que reuniu técnicos de diferentes setores da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Para comemorar o bicentenário de Anita Garibaldi, o Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Souza, em Florianópolis, abre uma exposição sobre a heroína de dois mundos.

A mostra Anita Garibaldi 200 anos: vida, coragem e paixão está dividida em dois ambientes: a parte interna conta com obras de arte que retratam Anita Garibaldi e a parte externa (jardim) terá painéis com textos e imagens que contam passagens importantes da vida da protagonista.

Para compor a exposição, foram utilizadas peças do acervo do próprio museu, do Museu Nacional do Mar e do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), além de uma tela da artista Vera Sabino que será exposta pela primeira vez. A mostra foi elaborada durante vários meses por uma equipe que reuniu técnicos de diferentes setores da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

A escolha do dia 22 é significativa por ser a data em que ocorreu a tomada de Laguna pelos farrapos, ocorrida em 1839. Dali seria proclamada a República Catarinense, sete dias depois.

De acordo com a FCC, para conferir a mostra é necessário agendar em grupos pequenos e seguindo os protocolos de segurança para evitar contágios pela Covid-19. Os interessados deverão entrar em contato pelo e-mail mhsc@fcc.sc.gov.br e aguardar a resposta confirmando a data e horário para visitação.

Ainda conforme o órgão, as informações históricas presentes na exposição estarão disponíveis para consulta no site do MHSC, por meio de uma pesquisa expandida. Além disso, o conteúdo dos painéis informativos externos foi gravado e poderá ser ouvido.

Notícias relacionadas

Previous
Next