🎵 Dia do Rock: músicas lagunenses para curtir hoje

Entre as músicas estão composições novas e clássicas. Na lista, aparecem bandas que estão há anos na estrada e outros que estão começando a trilhar seu caminho nessa estrada de baixos, guitarras, baterias e vocais. Aperte o play de cada música, suba o volume e curta, pois como diria aquele meme: "Hoje é dia de rock, bebê".
Foto ilustrativa: Excitermp/Pixabay
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 2,108 visualizações,  8 views today

Terça-feira, 13 de julho. Hoje é o Dia Mundial do Rock e para celebrar a data, o Portal Agora Laguna reúne algumas das músicas compostas ou versões tocadas por lagunenses e nos mais variados estilos que compõem um dos mais importantes gêneros da cultura musical internacional.

O rock surgiu entre os anos 1950 e 1960 influenciado por vários gêneros musicais daquela metade de século como rhythm and blues, jazz, e outros muito executados nos Estados Unidos e Inglaterra. Ao longo das décadas seguinte, novas técnicas e influências foram incorporadas e fizeram o rock se dividir em novos gêneros como: folk rock, blues-rock, jazz-rock, soft rock, glam rock, heavy metal, hard rock, progressive rock, punk rock e mais uma série.

Entre as músicas estão composições novas e clássicas. Na lista, aparecem bandas que estão há anos na estrada e outros que estão começando a trilhar seu caminho nessa estrada de baixos, guitarras, baterias e vocais. Aperte o play de cada música, suba o volume e curta, pois como diria aquele meme: “Hoje é dia de rock, bebê”.

Alex & Brothers – Só nos dois

O grupo foi formado há três anos, mas seus componentes já têm mais de 25 anos de experiência. O repertório é formado por músicas de pop rock nacional e internacional, musicas dos anos 80 e 90. A banda é composta por Alex (voz e violão), Marcelo Kilha (voz/guitarra), Aleksander Tchacka (baixo), Fabrício (bateria), Paulo (teclados), e Guilherme (guitarra).

Ave de Rapina – Sons, baladas e blues

Uma das bandas mais conceituadas de Santa Catarina e que marcaram toda uma geração, Ave de Rapina tem dois discos gravados e inúmeros sucessos como “Sons baladas e blues”. Atualmente composta por João Rodrigues Júnior, Samir Dias Abrahão, Jair Foss, Fernando Farias, Eduardo Antônio Paes e Jekson Foss.

AlkanzA – Brazil

A AlkanzA foi formada em Laguna, em meados de 2012, com influência de Soulfly, Sepultura, Ektomorf, Metallica, entre outras. Lançou um EP em 2014 e um CD em 2015, com músicas inéditas em português. O grupo migrou para Tubarão após ter ficado um tempo parado e sua última formação incluía: Thiago Bonazza Fernandes (baixo e vocal), André de Souza Guterro (guitarra e backing) e Ramon Scheper (bateria).

Alkila – Corruption

É considerada como uma das primeiras bandas de metal de Laguna. A Alkila foi formada inicialmente em 2001 e retornou em 2018, como um trio com os membros originais Renato Lopes e Fabricio Marcon de Souza, e o baixista Jadson Falchetti. O setlist é composto por músicas autorais.

Billie Jean – Enquanto o tempo leva

Formada em janeiro de 2019 a banda Billie Jean é composta atualmente por seis integrantes: Emerson Machado/Gustavo Fernandes (Bateria), Stephan Calazans (Baixo), Luís Eduardo Rollin (Teclado), Erwin Brandl (Guitarra) e Rodolfo Damazio (Voz e Violão). No repertório, a banda traz os grandes clássicos do Rock e Pop Rock dos anos 80, 90 e 2000 que fizeram e fazem sucesso até hoje no cenário nacional e internacional.

Dark New Farm – Hushaby

Formado na metade de 2017 em Nova Fazenda, Laguna, o projeto teve início quando um dos integrantes Luiz Harley, sentiu falta de ter uma banda ativa no cenário musical, já que estava ativo apenas como jornalista em portais especializados no mundo do heavy metal. A ideia da Dark evoluiu com a chegada de Fabiano GP (baixista), Sol Portella (guitarras) e Maykon Kjellin (baterias). A banda está na ativa desde 2018 com shows autorais e releituras de grandes artistas do new metal.

Ed Carvalho & Banda – One heart

Formada há pouco mais de dois anos, a banda se define como uma colaborada na promoção e divulgação da música, brasileira e internacional e com a valorização da diversidade de ritmos e estilos. Ed Carvalho & Banda traz aos palcos um som de qualidade e propicia ao público a ampliação de suas referências culturais e musicais. A banda é formada por Ed Carvalho (vocal/violão), Andrei Hamann (violão/guitarra), Diego Nogueira (bateria) e Júnior Serafim (contrabaixo).

O Côro Vai Comê (especial Charlie Brown Jr.) – Não deixa o mar te engolir

Teve início no ano de 2019, com objetivo de homenagear a consagrada banda Charlie Brown Jr, fazendo um show fiel às músicas e às apresentações que sempre foram marcantes pela energia nos palcos e consegue fazer com que, fãs sintam um pouco da sensação de uma apresentação da banda, curtindo músicas que marcaram toda uma geração. Formação: Rodrigo Cora (vocal), Vagner Amadeu (guitarra), Fabrício Marcon (na bateria) e Aleksander Tchacka (baixo).

Farofa Soul – Amor de abadá

Sem pretensão nenhuma de virar uma banda, no início de 2019 os amigos Daniel e Haroldo começaram a fazer um barulho nas reuniões da turma. Como toda semana tinha uma ou duas reuniõezinhas, o negócio começou a ganhar forma. Começaram então a pintar os convites para tocar em festas particulares e barzinhos da cidade. Assim surgiu a Farofa Soul, nome escolhido pelo fato do repertório ser a “mistura” de tudo que ouvimos e tocamos desde a adolescência.

Lobos de Marte – Perdão

Uma das mais recentes bandas a integrar o cenário musical da cidade, a Lobos de Marte surgiu há pouco mais de um ano. “Somos uma banda da cidade de Laguna, que toca músicas autorais e segue a compor e tocar novos hits”, diz o perfil do grupo, em redes sociais.

Molitium – New reborn

É uma banda de metal brasileira formada em 2011, na cidade de Laguna. O grupo se define como possuidor de sonoridade é uma miscelânea dos estilos do heavy metal com algumas influências mais modernas.

Mais de 40 (+D40) – Rádio pirata

Banda de pop rock inspirada, principalmente, pelas vertentes dos anos 70 ao 90, indo do rock n’ roll passando pelo reggae, dance e o pop rock nacional.

Não é mais inverno – Céu

Banda formada em 2019 que conta com Matheus Rodrigues (guitarra e voz); Arthur Eufrazio (bateria); Handel Silveira (guitarra) e Jean Link (baixo). Gravou um EP no mesmo ano de sua criação.

Nando Les Paul – On the way (com Dudu Fileti)

Nando Les Paul (nome artístico de Fernando Faria) iniciou a carreira musical nos anos 80, tocando em bandas de rock com amigos. Teve estudos iniciais de teoria musical no Conservatório Lagunense de Música e guitarra em Porto Alegre (RS). Foi um dos fundadores da PH7, onde adquiriu experiência musical em centenas de apresentações, muitas delas para grandes públicos e recentemente, foi convidado a integrar a banda Ave de Rapina. Ao completar 30 anos de carreira entrou em estúdio para gravar seu primeiro trabalho solo com cinco músicas que compôs: o EP Circles (Nando Les Paul feat. Dudu Fileti).

Sentapua – O que há de novo

Formado em 1985, o Sentapua já teve algumas formações diferentes. Atualmente conta com Gilson Ramos (voz) da formação original, Alexandre Macuco (bateria) e João Roberto (baixo) desde 1999, e Will Ramos (guitarra) desde 2012. Já tem dois discos gravados, “Muito além do meu jardim” (2008) e “O que há de novo” (2015).

The Balds – Tribuzana

Foi criada no início de 2019 por primos que tinham a intenção de se reaproximar e resgatar a música de quando começaram a tocar. Se uniram pela saudade de tudo, e como a música sempre esteve muito presente na família, entenderam que o melhor resgate seria a criação de uma banda a qual teria como principal intuito a união e diversão. A banda atualmente trabalha o cover do rock nacional, em sua maioria temas dos anos 90, os quais não são muito tocados pela grande maioria das bandas. Quase que um lado B. Em sua formação atual tem Macuco (primo, voz e violão), Xandeco (primo e guitarra), Eloi (amigo e bateria) e Paulo Júnior – Patife (amigo, contra baixo e backing vocal).

The Beers – Pensando em ti

A The Beers é composta por Jefer Francisco Fernandes (guitarrista), Henrique Constantino (guitarrista), Rodrigo Martinho (tecladista), Luciano Pessoa Soares (baterista), Luciano Corrêa Villa (baixista) e Mário Martins Alano (vocalista). A banda surgiu em 2016, com o nome provisório Nós e dois anos depois começaram sua apresentações públicas e hoje acumulam em seu reportório músicas de composição própria, como Meu Caminho, Som do Mar e Pensando em Ti.

Abeastnence – Bellow the surface

Também formada em Laguna, a Abeastnence se define como uma banda brasileira de metal que propõe convergir os melhores elementos do metal com criatividade e personalidade.

Alucinia – Sete palmos

Alucinia é uma banda de metal alternativo, igualmente formada em Laguna, e cuja proposta é inovar no cenário, com composições autênticas e personalidade musical forte.

Hellio Costa – Supremacy of self

Banda de hardcore pesado, influenciados por bandas de Nova Yorque, e do hardcore nacional. A Hellio Costa canta em português, falando sobre alguns casos criminais, críticas políticas e algo de zueira também. A banda é formada por componentes experientes dentro do cenário musical sul catarinense. O nome é uma ‘homenagem’, com autorização, do jornalista e deputado federal Hélio Costa (Republicanos).


Colaboraram Juliano Demétrio, Alex Vieira, Aleksander Duarte (Tchacka), Luiz Harley Caires e Rafael Bicca.

Notícias relacionadas