Dia D vacina mais de 1,2 mil pessoas e Laguna chega perto de 20,4 mil vacinados com 1ª dose

Neste final de semana, o governo catarinense recebeu novos carregamentos das vacinas Janssen (dose única) e Pfizer (dose dupla) e a partir de segunda-feira, 5, vai começar a distribuir para as cidades. Ainda não há confirmação oficial de quantas doses Laguna vai receber, mas segundo Gabrielle, não estão descartadas jornadas estendidas.
Ilustrativa

Em nova ação de vacinação ampla em Laguna, o município aplicou 1.274 doses de vacina contra o novo coronavírus. O Dia D, realizado no sábado, 3, contou com unidades de saúde abertas em horário estendido entre 8h e 16h.

A secretaria de Saúde, Gabrielle Siqueira, comemora o que chama de feedback positivo para o Dia D. “Nossa intenção é acelerar a imunização à medida que as doses chegam. “São diversos fatores positivos que nos levam a planejar mais ‘sábados D’, um deles é essa abrangência de imunizados no mesmo dia. A exemplo de semana passada e essa, totalizando, somam-se mais de 2,3 mil doses aplicadas”, diz a gestora.

Neste final de semana, o governo catarinense recebeu novos carregamentos das vacinas Janssen (dose única) e Pfizer (dose dupla) e a partir de segunda-feira, 5, vai começar a distribuir para as cidades. Ainda não há confirmação oficial de quantas doses Laguna vai receber, mas segundo Gabrielle, não estão descartadas jornadas estendidas. O agendamento deve reabrir na próxima semana, já com público-alvo mais baixo: 40 anos ou mais.

“Esses resultados são muito importantes para alinharmos cada vez mais estratégias nas ações de imunização. Quando atingimos uma meta então, coração vibra!”, celebra a gestora. O município começou a promover os Dias D, quando há maior estoque de vacina e se elas chegam à Laguna próximo do final de semana. “Aprendemos com nossos erros”, diz, em referência às críticas ao sistema drive-thru. “Quando assumimos, damos um passo pra trás, mas é para dar muitos a frente com a lição que ele nos deixou. Hoje, na secretaria, quando planejamos uma ação de demanda livre, tudo é calculado, através de relatórios, cadastros”, pontua.

Neste domingo, 4, a prefeitura atualizou a estatística vacinal e informou que quase 20.931 moradores da cidade – com mais 18 anos ou mais – estão vacinados com a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. “Marco que nos orgulha e mantém a esperança de que logo todos estarão imunizados”, diz a nota, divulgada em rede social.

Notícias relacionadas