Duas portarias publicadas pela Defesa Civil nacional reconheceram os decretos municipais de situação de emergência em Laguna e Pescaria Brava, assinados em junho por ocasião da forte chuva que atingiu os municípios.
As portarias são de 6 e 14 de julho deste ano e estão no Diário Oficial da União (DOU). Também foram reconhecidos outros decretos publicados pelas cidades catarinenses de Brusque e Paulo Lopes, pelo mesmo motivo; e de Faixnal dos Guedes, Princesa, Quilombo, Bom Jesus do Oeste e Ipuaçu, por estiagem; Caçador, por vendaval; e Campos Novos, por tornados.
“Primeiro, houve o reconhecimento e homologação estadual, posteriormente a homologação federal, a qual, de acordo com o entendimento deles, podem vir recursos para recuperar o que foi estragado e não recuperado ainda”, descreve o coordenador da Defesa Civil de Laguna, Paulo Sérgio Ribeiro e Silva.
Agora, começa a fase de solicitação de recursos para atendimento à população atingida, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre, conforme informação divulgada pelo órgão federal. As informações dos estragos são enviadas via Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD) e são analisadas por uma equipe técnica, que avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado.