Calor dá lugar ao frio rigoroso e chuva a partir de terça

A partir de terça-feira, 27, o tempo muda em Santa Catarina. O avanço de uma frente fria pelo estado provoca chuva, a partir da madrugada, nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Entre a tarde e à noite a chuva avança e chega a todas as regiões do estado. Já a partir de quarta-feira, 28, um intenso sistema de alta pressão dá origem a uma nova onda de frio, que provoca declínio acentuado nas temperaturas em toda Santa Catarina. O frio será intenso em todo o estado até o final da semana.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Como já antecipado, a onda de calor e temperaturas mais agradáveis vai dar lugar novamente para a presença de frio intenso, a partir da próxima terça-feira, 27, segundo a Epagri/Ciram.

Este domingo, 25, a condição de tempo estável e predomínio de sol dos últimos dias se mantém em toda Santa Catarina. O dia deve ser marcado por uma grande amplitude térmica com temperaturas que se elevam rapidamente no decorrer do dia, passando dos 30°C em algumas regiões do Extremo Oeste e Litoral Sul.

A segunda-feira, 26, será mais um dia com predomínio de sol em boa parte de Santa Catarina. Entre a tarde e a noite começa a haver aumento de nebulosidade, especialmente nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul, por conta da atuação de uma frente fria no estado vizinho. Apesar disso, as temperaturas seguem elevadas durante a tarde, sobretudo no Oeste e Sul catarinense, onde as máximas ficam na casa dos 30°.

Veja: Fim de julho congelante em SC

A partir de terça-feira, 27, o tempo muda em Santa Catarina. O avanço de uma frente fria pelo estado provoca chuva, a partir da madrugada, nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Entre a tarde e à noite a chuva avança e chega a todas as regiões do estado, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas a chuva intensa. Na retaguarda da frente fria, uma intensa massa de ar frio – com origem polar – avança por Santa Catarina ao longo do dia, provocando declínio acentuado nas temperaturas em todas as regiões. Entre o Oeste e Sul do estado as máximas devem ser registradas ainda na madrugada (entre  16°C e 19°C), e diminuindo até a noite (entre 1°C e 7°C).

Já a partir de quarta-feira, 28, um intenso sistema de alta pressão dá origem a uma nova onda de frio, que provoca declínio acentuado nas temperaturas em toda Santa Catarina. O frio será intenso em todo o estado até o final da semana: entre a quinta-feira, 29, e o sábado, 31, as mínimas devem ficar próximas e até abaixo de 5°C na faixa litorânea e negativas em todas as outras regiões catarinenses.

Em Laguna

DOMINGO: mínima 10ºC e máxima 31ºC – Sol com aumento de nuvens;
SEGUNDA: mínima 15°C e máxima 31ºC – Sol com aumento nuvens;
TERÇA: mínima 3ºC e máxima 17ºC –
Encoberto com chuva;
QUARTA:
mínima 1ºC e máxima 11ºC – Ensolarado.

Veja os detalhes:

Domingo (25/07):
Tempo: sol na maior parte do dia em SC, pela manhã, no Vale do Itajaí, mais nuvens. No final do dia aumento de nebulosidade do Oeste ao Litoral Sul.
Temperatura: elevada para época do ano, com temperatura máxima acima de 25°C na maior parte das localidades e chegando a 30°C à tarde no Oeste, Vale do Itajaí e Litoral.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.
Sistema: massa de ar seco, em aquecimento, em SC.

Segunda-feira (26/07):
Tempo: nevoeiros isolados ao amanhecer, com sol e aumento de nuvens em SC, especialmente do Oeste ao Litoral Sul devido à aproximação de uma frente fria.
Temperatura: elevada para época do ano, com temperatura máxima acima de 25°C na maior parte das localidades e chegando a 30°C à tarde no Oeste, Vale do Itajaí e Litoral.
Vento: nordeste a noroeste, passando a sul no final do dia na divisa com o RS, fraco a moderado, com rajadas.

Terça-feira (27/07):
Tempo: instável com chuva e trovoadas isoladas em SC, devido ao deslocamento de uma frente fria, primeiramente na divisa com o RS e no decorrer do dia nas outras regiões.
Temperatura: em declínio acentuado no final do período.
Vento: sudoeste, moderado, com rajadas.

Quarta-feira (28/07):
Tempo: mais nuvens e chuva no norte do Estado no início do dia. No Planalto Sul a temperatura baixa favorece a precipitação de neve e chuva congelada.
Temperatura: baixa com condições de neve e/ou chuva congelada no Meio Oeste e Planalto Sul.
Vento: sudoeste a sul, moderado, com rajadas no Litoral.

Quinta-feira (29/07):
Tempo: mais nuvens e chuva congelada e/ou neve nas áreas do Meio Oeste e Planalto Sul. Nas demais regiões, sol entre muitas nuvens.
Temperatura: baixa não atingindo os 20°C no estado.
Vento: sudoeste a sul, moderado, com rajadas no Litoral.

Notícias relacionadas