Previous
Next

Caged aponta saldo positivo tímido de empregos em maio, em Laguna

Conforme os dados da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, foram contratadas 216 pessoas e desligadas, 215.
Divulgação

Divulgados no início de julho, os números referentes ao mês de maio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram um saldo positivo de geração de empregos tímido em Laguna. Isso porque a cidade encerrou o mês com apenas uma vaga a mais que demissões.

Conforme os dados da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, foram contratadas 216 pessoas e desligadas, 215. O setor de comércio foi o que mais contratou com 83 admissões e um dos que mais demitiu funcionários. Foram 77 baixas na carteira de trabalho, o que dá um saldo positivo de seis vagas geradas.

Serviços é o segundo no número de admissões. Registrou a contratação de 82 pessoas e o desligamento de 80, ou seja, saldo final mensal de duas vagas criadas. O ramo da construção teve 19 admissões e apenas quatro baixas, o que dá ao setor o melhor saldo de maio com 15 contratações a mais.

Já a agropecuária e a indústria tiveram saldo negativo de 11 postos de trabalho a menos em maio, cada. No primeiro setor, foram sete contratados e 18 demitidos. No segundo, 25 admissões e 36 desligamentos.

Anteriormente, a cidade teve saldo negativo em janeiro e abril e positivo em fevereiro e março. No acumulado do ano, o índice é favorável com 1.469 admissões e 1.317 desligamentos, o que gerou saldo de 152 vagas.

Pescaria Brava

A cidade registrou a admissão de 30 pessoas e a demissão de 16, gerando saldo positivo ajustado de 14 contratações a mais. É a segunda vez no ano que o indicador fica favorável para o jovem município.

No comércio de Pescaria Brava, foram registradas seis contratações contra oito demissões, o que gera saldo negativo de duas demissões. O setor de serviços teve nove admissões e quatro desligamentos, tendo saldo positivo de cinco vagas. Indústria contratou 12 e demitiu dois, ficando com saldo positivo de dez postos de trabalho. Os demais setores não informaram dados.

A cidade teve saldo negativo em janeiro, março e abril e positivo em fevereiro. No ano, já houve 134 admissões contra 122 desligamentos, o que gera saldo de 12 vagas a mais.

Geral

O Brasil teve saldo positivo na geração de empregos no acumulado geral. O país tem 208,6 mil postos de trabalho formais a mais que demissões. Dentro desses dados, há o índice de Santa Catarina que teve saldo positivo de 13,5 mil novas vagas.