Ave resgatada em Laguna passa por reabilitação

A associação espera poder devolvê-lo a natureza nas próximas semanas.
Foto: Nilson Coelho/R3 Animal/Divulgação

Um pombo-do-cabo resgatado pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS), executado pela Udesc em Laguna, no último dia 10 de junho, já recebe os atendimentos especializados para voltar à natureza. O animal estava sem condições de voo quando foi encontrado no Mar Grosso.

A ave está em Florianópolis desde o dia 22, onde é assistida pela equipe da R3 Animal, associação ambiental responsável pelo PMP na região da capital. A equipe veterinária detectou que o pombo chegou bastante estressado, com os reflexos das pupilas levemente reduzidos. Além de apresentar lesões na face plantar das patas, compatíveis com pododermatite, foram encontradas na ave.

De acordo com a R3 Animal, o pombo-do-cabo é submetido a um tratamento chamado laserterapia para ajudar na recuperação das patas, bem como recebe aplicação de óleo ozonizado nas lesões. A alimentação é a base de suplementação vitamínica para melhorar da anemia identificada. A associação espera poder devolvê-lo a natureza nas próximas semanas.